O Brasil é um país continental?
Clique e descubra por que existe a expressão “país continental” e por que ela é utilizada para caracterizar o Brasil.
Você provavelmente já ouviu dizer por aí que o Brasil é um país continental ou com dimensões continentais, não é mesmo? Essa expressão é utilizada para dizer que o território nacional é muito grande, por isso é comparável à área de um continente.
Mas por que as pessoas utilizam a expressão “país continental”? O que isso significa?
Acredite ou não, tudo isso é culpa da Austrália! Acontece que o território australiano, que possui 7.741.220 de km², ocupa quase toda a Oceania, que é o menor dos continentes. Por causa disso, foi definido que toda massa de terras igual ou superior ao território da Austrália seria considerada um continente, e tudo o que fosse menor seria considerado ilha, península ou uma mera região.
O grande problema dessa definição é que existem cinco países maiores que o território australiano, incluindo o Brasil, que possui uma área de 8.515.767 km² aproximadamente. Assim, todo e qualquer país que tivesse uma área maior que a da Austrália seria caracterizado como um país continental.
Além do Brasil e da Austrália, os outros quatro países continentais existentes são:
- Rússia, com 17.098.240 km².
- Canadá, com 9.984.670 km²
- Estados Unidos, com 9.831.510 km²
- China, com 9.600.000 km²
O território do Brasil (e também desses países acima listados) é tão grande que representa a área de dezenas de países somados. Para se ter uma ideia, a Europa possui 46 países, com uma área pouco superior a 10 milhões de km². Se tirarmos dessa conta a área da Rússia europeia (pois parte da Rússia está na Europa e outra parte está na Ásia), os outros 45 países desse continente somam uma área bem menor do que a brasileira, com 6.220.000 km²!
Portanto, podemos notar que o território brasileiro, em razão de sua grandeza, possui uma ampla diversidade ambiental e climática, além de oferecer uma grande quantidade de áreas agricultáveis, fator que é facilitado pela presença de poucas áreas desérticas no país.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia