Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O Brasil é um país continental?

Clique e descubra por que existe a expressão “país continental” e por que ela é utilizada para caracterizar o Brasil.

O Brasil, em virtude de sua grandeza territorial, é considerado um país continental O Brasil, em virtude de sua grandeza territorial, é considerado um país continental

Você provavelmente já ouviu dizer por aí que o Brasil é um país continental ou com dimensões continentais, não é mesmo? Essa expressão é utilizada para dizer que o território nacional é muito grande, por isso é comparável à área de um continente.

Mas por que as pessoas utilizam a expressão “país continental”? O que isso significa?

Acredite ou não, tudo isso é culpa da Austrália! Acontece que o território australiano, que possui 7.741.220 de km², ocupa quase toda a Oceania, que é o menor dos continentes. Por causa disso, foi definido que toda massa de terras igual ou superior ao território da Austrália seria considerada um continente, e tudo o que fosse menor seria considerado ilha, península ou uma mera região.

O grande problema dessa definição é que existem cinco países maiores que o território australiano, incluindo o Brasil, que possui uma área de 8.515.767 km² aproximadamente. Assim, todo e qualquer país que tivesse uma área maior que a da Austrália seria caracterizado como um país continental.

Além do Brasil e da Austrália, os outros quatro países continentais existentes são:

- Rússia, com 17.098.240 km².

- Canadá, com 9.984.670 km²

- Estados Unidos, com 9.831.510 km²

- China, com 9.600.000 km²

O território do Brasil (e também desses países acima listados) é tão grande que representa a área de dezenas de países somados. Para se ter uma ideia, a Europa possui 46 países, com uma área pouco superior a 10 milhões de km². Se tirarmos dessa conta a área da Rússia europeia (pois parte da Rússia está na Europa e outra parte está na Ásia), os outros 45 países desse continente somam uma área bem menor do que a brasileira, com 6.220.000 km²!

Portanto, podemos notar que o território brasileiro, em razão de sua grandeza, possui uma ampla diversidade ambiental e climática, além de oferecer uma grande quantidade de áreas agricultáveis, fator que é facilitado pela presença de poucas áreas desérticas no país. 

 

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Brasil e América do Sul

Ciências

Climas do Brasil

Geografia

Continentes

Geografia

Localização do Brasil

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.