Geografia

Furacões

Descubra o que são os furacões, as suas características e como eles surgem.

Os furacões são muito fortes e rápidos!

A natureza é muito forte e, quando ela está em fúria, é capaz de coisas inimagináveis! Esse é o caso dos furacões, que por onde passam geram um efeito altamente destrutivo, derrubando casas e devastando ruas, bairros e, até mesmo, cidades inteiras!


Mas o que é um furacão?

O furacão é um tipo de ciclone caracterizado por seus fortes ventos, que ultrapassam a velocidade dos 120 quilômetros por hora. Os ventos giram em torno de seu centro, que é chamado de “olho”, formando o seu aspecto característico. Eles formam-se em águas quentes dos oceanos, aquelas que possuem temperaturas médias de aproximadamente 26ºC. Seu tempo médio de duração é de dois ou três dias.

Quando os furacões se formam no Oceano Atlântico, recebem o nome de Furacão. E quando eles se formam no Oceano Pacífico, eles são chamados de Tufão. Eles costumam ser muito grandes, com uma extensão média variando entre 400 e 650 km. Alguns deles alcançam um comprimento inacreditável de 800 km!


Esse lugar, nas Filipinas, sofreu com o ataque de um furacão (nesse caso, um tufão)*


Mas como surgem os furacões?

Eles surgem apenas no mar, mas o problema torna-se grave quando eles alcançam a terra firme, pois são capazes de provocar efeitos arrasadores.

Os furacões formam-se da seguinte forma: quando a água dos oceanos se aquece acima dos 26ºC, parte dela evapora-se. Ao subir, esse vapor encontra camadas mais frias, formando pesadas nuvens de tempestade. Durante esse processo, a pressão atmosférica diminui e passa a atrair grandes quantidades de massas de ar para essas partes mais altas do céu. Essas correntes de ar passam a movimentar-se rapidamente em forma de círculos, formando o olho do furacão, iniciando a sua ação.

A força dos furacões depende da velocidade dos ventos que os formam. No Hemisfério Norte, eles giram no sentido horário e costumam ser mais velozes; no Hemisfério Sul, eles giram no sentido anti-horário e costumam ser mais fracos, por isso aqui é mais comum a presença de ciclones de menor intensidade (mas ainda sim muito fortes!).

Existe um tipo de ciclone que é mais forte do que os furacões, porém possui um diâmetro bem menor (2 km) e dura menos tempo: trata-se dos tornados. Suas velocidades ultrapassam os 500 quilômetros por hora!

* Créditos da imagem: Richard Whitcombe / Shutterstock

Por Rodolfo F. Alves Pena

Versão completa