Ciências

Vagina

Vagina é um órgão que faz parte do sistema reprodutor feminino. Destaca-se como órgão copulador e é por onde o bebê passa durante o parto normal.

A vagina é um órgão que faz parte o sistema reprodutor feminino.

A vagina é um dos órgãos do sistema reprodutor feminino. Trata-se de uma câmara muscular e elástica relacionada com a reprodução humana. É onde o sêmen é depositado durante a cópula e é por ela que o bebê nasce durante um parto normal. Pela vagina o sangue menstrual é eliminado.

Leia também: Sistema reprodutor — os órgãos que compõem o sistema masculino e feminino

Resumo

  • A vagina é uma câmara muscular e elástica bem como o local que recebe os gametas durante a cópula.

  • É através dela que o bebê nasce durante um parto normal e ocorre o escoamento do sangue menstrual.

  • Faz parte do sistema reprodutor feminino, no qual são produzidos os gametas e o bebê se desenvolve.

  • Os órgãos internos do sistema reprodutor feminino são os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

Anatomia da vagina

A vagina é uma câmara muscular e elástica que se estende do vestíbulo da vagina até o colo do útero. Ela está localizada entre a bexiga e o reto e apresenta de 10 cm a 15 cm de comprimento. O pH da vagina é ácido, sendo importante para proteger a região de micro-organismos causadores de doença.

Observe a localização da vagina no corpo feminino.

A parede da vagina não tem glândulas, sendo o muco existente na região originado de glândulas da cérvix uterina. As paredes da vagina se tocam todo o tempo, sendo esse o motivo pelo qual o médico necessita utilizar um aparelho durante o exame de colo uterino.

Em mulheres virgens, a vagina é parcialmente fechada pelo hímen. O hímen varia em forma e em tamanho e é formado por uma membrana de tecido conjuntivo. Ele, geralmente, se rompe durante a primeira relação sexual, porém há situações em que pode não se romper, como em casos de hímen elástico e extensível.

Função da vagina

A vagina é o local de inserção do pênis e deposição do sêmen durante a relação sexual. Após o sêmen ser depositado nela, os espermatozoides subem em direção ao útero e, posteriormente, para as tubas uterinas, nas quais ocorre a fecundação. Além disso, é o canal pelo qual o bebê nasce no momento do parto normal bem como acontece o escoamento do sangue menstrual.

Leia também: Corpo humano — os órgãos e sistemas que formam nosso organismo

Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino apresenta como funções principais:

  • produzir os gametas femininos (ovócitos);

  • garantir o completo desenvolvimento de uma nova vida, desde a fase embrionária até o nascimento;

  • produzir hormônios sexuais.

O sistema reprodutor é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero e uma vagina. Além disso, é constituído pela genitália externa ou vulva, formada por clítoris, pequenos lábios e grandes lábios, e algumas glândulas. Vejamos um pouco mais sobre algumas dessas estruturas:

  • Ovários: são os órgãos responsáveis pela produção dos gametas femininos e também o local de síntese dos hormônios estrogênio e progesterona. O estrogênio está relacionado com o desenvolvimento das características sexuais femininas secundárias e a recuperação do endométrio após a menstruação. A progesterona, por sua vez, apresenta como uma de suas principais funções preparar o endométrio para o recebimento e desenvolvimento do embrião.

  • Tubas uterinas: são tubos musculares que vão desde o útero até uma abertura em forma de funil em cada ovário. É na tuba uterina que ocorre, geralmente, o processo de fecundação.

  • Útero: órgão muscular em formato de pera que apresenta grande capacidade de expansão. É no útero que o bebê se desenvolve durante a gestação. O colo do útero, também conhecido como cérvix, abre-se na vagina. 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa