Tuco-tuco
Você conhece o tuco-tuco? Saiba mais sobre esse adorável roedor!
Você já ouvir falar a respeito do tuco-tuco? Se você mora no Sul do nosso país, provavelmente sim! Ele é um roedor encontrado no Sul do Brasil e também em outras partes da América do Sul. Existem 60 espécies de tuco-tucos catalogadas, sendo todas pertencentes ao gênero Ctenomys. No Brasil, estima-se que existam oito espécies diferentes desse mamífero.
Os tuco-tucos são semelhantes a ratos peludos, medem cerca de 25 centímetros, possuem cauda curta e apresentam uma coloração de pelo que varia de acordo com a espécie. O Ctenomys flamarioni, por exemplo, apresenta pelagem semelhante à cor da areia, o que ajuda muito como forma de defesa. O Ctenomus torquatus, por sua vez, apresenta uma coloração de pelo mais amarronzada, além de uma mancha branca na região do pescoço. De uma maneira geral, é possível dizer que o pelo varia da cor areia ao preto.
Eles são animais que vivem embaixo da terra, cavando galerias subterrâneas que podem atingir até 15 metros de comprimento. O hábito de cavar buracos explica suas unhas e musculatura bem desenvolvidas. Esses roedores gostam principalmente de locais arenosos, como as dunas.
Alimentam-se principalmente de gramíneas e raízes de algumas plantas. São animais que gostam de viver sozinhos e, quando se sentem ameaçados, os machos emitem um som característico. É esse ruído que originou o seu nome popular: Tuco-tuco.
São muito difíceis de serem avistados, pois passam a maior parte da sua vida no interior de suas tocas. Apesar de saírem pouco de suas casas e não terem muito contato com nossa espécie, não são agressivos quando avistam um humano.
Os tuco-tucos correm sérios riscos de entrar em extinção, principalmente em razão da ação humana no ambiente. A cada dia as áreas onde vivem esses animais são mais destruídas pelo desmatamento para a agricultura ou para a construção de casas. As espécies que vivem nos litorais sofrem frequentemente com a construção de calçadas nas praias, os famosos calçadões.
Quer conhecer mais sobre os tuco-tucos? Entre no site do Projeto Tuco-tuco, um projeto vinculado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e aprenda mais sobre eles!
____________________
* Créditos da imagem: Wikimedia commons e Cláudio Dias Timm
Por Ma. Vanessa dos Santos