Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tuco-tuco

Você conhece o tuco-tuco? Saiba mais sobre esse adorável roedor!

Os tuco-tucos são animais que vivem sozinhos em galerias.* Os tuco-tucos são animais que vivem sozinhos em galerias.*

Você já ouvir falar a respeito do tuco-tuco? Se você mora no Sul do nosso país, provavelmente sim! Ele é um roedor encontrado no Sul do Brasil e também em outras partes da América do Sul. Existem 60 espécies de tuco-tucos catalogadas, sendo todas pertencentes ao gênero Ctenomys. No Brasil, estima-se que existam oito espécies diferentes desse mamífero.

Os tuco-tucos são semelhantes a ratos peludos, medem cerca de 25 centímetros, possuem cauda curta e apresentam uma coloração de pelo que varia de acordo com a espécie. O Ctenomys flamarioni, por exemplo, apresenta pelagem semelhante à cor da areia, o que ajuda muito como forma de defesa. O Ctenomus torquatus, por sua vez, apresenta uma coloração de pelo mais amarronzada, além de uma mancha branca na região do pescoço. De uma maneira geral, é possível dizer que o pelo varia da cor areia ao preto.

Eles são animais que vivem embaixo da terra, cavando galerias subterrâneas que podem atingir até 15 metros de comprimento. O hábito de cavar buracos explica suas unhas e musculatura bem desenvolvidas. Esses roedores gostam principalmente de locais arenosos, como as dunas.

Alimentam-se principalmente de gramíneas e raízes de algumas plantas. São animais que gostam de viver sozinhos e, quando se sentem ameaçados, os machos emitem um som característico. É esse ruído que originou o seu nome popular: Tuco-tuco.

São muito difíceis de serem avistados, pois passam a maior parte da sua vida no interior de suas tocas. Apesar de saírem pouco de suas casas e não terem muito contato com nossa espécie, não são agressivos quando avistam um humano.

Os tuco-tucos correm sérios riscos de entrar em extinção, principalmente em razão da ação humana no ambiente. A cada dia as áreas onde vivem esses animais são mais destruídas pelo desmatamento para a agricultura ou para a construção de casas. As espécies que vivem nos litorais sofrem frequentemente com a construção de calçadas nas praias, os famosos calçadões.

Quer conhecer mais sobre os tuco-tucos? Entre no site do Projeto Tuco-tuco, um projeto vinculado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e aprenda mais sobre eles!

____________________

* Créditos da imagem: Wikimedia commons e Cláudio Dias Timm

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Mamíferos

Ciências

Porcos-espinhos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.