Ciências

Onça-pintada

Que tal conhecer um pouco mais a respeito da incrível onça-pintada? Neste texto falaremos sobre o maior felino encontrado nas Américas. Conheça as principais características desse animal, seus hábitos alimentares e sua forma de reprodução.

A onça-pintada é um dos símbolos da fauna brasileira

A onça-pintada é um dos símbolos da fauna do Brasil e o maior felino encontrado nas Américas. Esse animal é um mamífero da ordem Carnivora e seu nome científico é Panthera onca.

Leia também: Classificação dos mamíferos


Características

A onça-pintada tem como característica marcante a sua pelagem, que varia do amarelo-claro ao castanho com algumas manchas pretas em forma de rosetas. Essas manchas funcionam como as nossas impressões digitais. Assim como as impressões em nossos dedos, as manchas da onça-pintada são únicas.

As onças-pintadas apresentam peso que varia de 35 kg a 130 kg. Além disso, seu tamanho corporal é considerável. O comprimento total de uma onça varia de 1,7 m a 2,4 m.

Esse animal é considerado, por alguns autores, territorialista, isto é, não gosta de dividir seu espaço com nenhum outro animal. Entretanto, alguns autores sugerem que as onças-pintadas apresentem algum grau de sociabilidade.


A onça-pintada não é o único felino que possui manchas no pelo

Esses animais possuem hábitos crepusculares, o que significa que são ativos ao amanhecer a ao anoitecer. Vale destacar, no entanto, que podem ser ativas durante a noite.

Atualmente a onça-pintada está classificada como quase ameaçada na Lista Vermelha da IUCN (sigla em inglês para International Union for Conservation of Nature / União Internacional para Conservação da Natureza, em português).

Leia também: Animais ameaçados de extinção


Hábitos alimentares

A onça-pintada está no topo da cadeia alimentar e é um animal carnívoro. No nosso país, as onças costumam alimentar-se de mamíferos como capivara, anta e tamanduá-bandeira. Também podem alimentar-se de jacarés e peixes.

Quando o homem amplia sua área de ocupação, causando a destruição do habitat da onça, é comum que ocorra o contato desse animal com o ser humano e com suas criações. Diante disso, é frequente o relato de onças alimentando-se de gado. Vale dizer que, normalmente, as onças-pintadas evitam áreas onde ocorre atividade humana.


Reprodução da onça-pintada

A onça-pintada fêmea atinge sua maturidade sexual por volta dos 2 a 3 anos de idade, havendo relatos de maturidade sexual anterior aos 2 anos. Os machos, por sua vez, atingem a maturidade com 3 a 4 anos. A onça-pintada normalmente vive até os 15 anos.


A onça-pintada pode viver até 15 anos

A gestação desse animal gira em torno de 90 a 111 dias, sendo observado geralmente o nascimento de apenas um ou dois filhotes. Quando o filhote nasce, a mãe permanece com ele até aproximadamente dois anos de idade. Esse período é importante para que o filhote aprenda a sobreviver na mata.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa