Ciências

O que é evolução?

Entenda o que é a evolução e conheça algumas evidências que sustentam a teoria de mudança dos organismos ao longo do tempo.

Os fósseis são uma das evidências da evolução das espécies

Com certeza, você já ouviu falar a respeito da evolução das espécies, não é mesmo? Apesar de muitas vezes parecer confuso, o conceito de evolução é bastante simples, e algumas teorias tentam explicar como isso ocorre.

O que é a evolução?

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

Como o estudo da evolução pode ajudar a entender a história da Terra?

Ao estudar a evolução, percebemos que as formas de vida que hoje conhecemos não são as mesmas que viveram milhares de anos atrás. Isso significa que as espécies têm uma história evolutiva e que muitas mudanças acontecem nelas até existir as características que observamos hoje.

As espécies, portanto, não são fixas, sofreram mudanças ao longo de sua história no planeta e continuam a mudar. O homem, por exemplo, não surgiu na Terra como vemos hoje, pois havia várias espécies ancestrais.

Que evidências existem de que ocorre a evolução?

Várias evidências sustentam a ideia de evolução das espécies, destacando-se entre elas:

  • Evidência fóssil: Os fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram no passado e estão preservados. Sabemos que existiam dinossauros no passado, por exemplo, por causa da presença de ossos, ovos, pele, fezes e outros materiais preservados desses animais. Isso mostra que os animais e outros organismos que viveram no passado são diferentes dos atuais.

  • Homologias: As homologias são características comuns que indicam certo parentesco entre as espécies. Os membros anteriores dos mamíferos, como o ser humano, o morcego e a baleia, são estruturas homólogas, pois, mesmo exercendo diferentes funções, têm os mesmos elementos esqueléticos. Isso significa que, em algum ponto da história evolutiva, esses animais tinham um ancestral comum.

  • Estruturas vestigiais: As estruturas vestigiais são aquelas com pouca ou nenhuma função para determinado organismo. Elas simbolizam estruturas remanescentes de outras que foram importantes nos ancestrais. Como exemplo, podemos citar a presença de ossos sob as escamas de espécies de peixes cegos que vivem em cavernas.

  • Evidências celulares e moleculares: É possível observar em diferentes espécies características celulares e moleculares em comum. Muitas espécies, como nós e o macaco bonobo, apresentam DNA extremamente parecido, o que indica parentesco.

Atenção: Leia também a respeito da seleção natural, um dos mecanismos que levam à evolução das espécies.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa