Ciências

Movimentos respiratórios: inspiração e expiração

Entenda a diferença entre inspiração e expiração e como ocorrem esses movimentos respiratórios.

Respiração

A respiração é um processo fundamental para a sobrevivência do nosso organismo. É por meio desse processo que conseguimos captar o oxigênio, um importante elemento que realiza a respiração de todas as células do corpo. É também por meio dela que conseguimos expulsar o gás carbônico dos pulmões.

Para que a respiração pulmonar aconteça, é necessária a realização de dois movimentos: a inspiração e a expiração. Esses movimentos, que são conseguidos com a contração e o relaxamento de músculos, proporcionam as condições adequadas para que o ar entre e seja expulso pelos pulmões.

→ Inspiração

Na inspiração, é realizada a entrada de ar nos nossos pulmões, movimento essencial para a obtenção de oxigênio. Esse processo ocorre por causa da contração do músculo diafragma, que abaixa e alonga a cavidade torácica, e da contração dos músculos intercostais, que levantam as costelas. Isso faz com que o volume da caixa torácica aumente e a pressão dentro dos pulmões diminua. Com a diminuição da pressão, o ar entra nos pulmões (Veja a figura abaixo).


Durante a inspiração, ocorre a contração do diafragma, aumentando a caixa torácica

→ Expiração

Na expiração, nosso corpo manda para fora o ar presente nos pulmões, um processo fundamental para garantir a retirada de gás carbônico no nosso organismo. No processo de expiração, há um processo inverso ao da inspiração: o diafragma e os músculos intercostais relaxam-se. Com isso, a caixa torácica diminui seu volume, o que provoca a contração dos pulmões e o aumento da pressão intrapulmonar. Com o aumento da pressão, o ar é forçado para fora (Veja a figura a seguir).


Na expiração, ocorre o relaxamento do diafragma, diminuindo a caixa torácica

→ Resumo

Observe o seguinte quadro comparativo entre a inspiração e a expiração:

Inspiração

Expiração

Diafragma contrai-se

Diafragma relaxa-se

Músculos intercostais contraem-se

Músculos intercostais relaxam-se

Caixa torácica aumenta

Caixa torácica diminui

Pressão intrapulmonar diminui

Pressão intrapulmonar aumenta


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa