Ciências

Kakapo

Vamos aprender mais sobre o kakapo? Clique aqui e saiba mais sobre esse fabuloso animal!

O Kakapo é um papagaio que não voa e é encontrado na Nova Zelândia *

Você já ouviu falar a respeito do kakapo? Esse raro animal é um papagaio que vive na Nova Zelândia. Entre as características mais interessantes, destacam-se o fato de ele não voar e apresentar hábitos noturnos, o que explica a origem de seu nome, que, em maori, significa papagaio da noite. Muitos dizem que sua aparência lembra um periquito gigante, outros o relacionam com uma grande coruja.

O kakapo (Strigops habroptilus) é a espécie de papagaio mais pesada do planeta, chegando a atingir aproximadamente 4 kg. Em relação ao seu tamanho, o pássaro mede cerca de 60 cm, e as fêmeas, de uma maneira geral, apresentam-se menores que os machos.

Suas penas são verdes com algumas manchas negras. A coloração das penas é uma ótima forma de defesa para esse animal, que pode camuflar-se facilmente na vegetação. Apesar de não saber voar, o kakapo usa suas asas para manter o equilíbrio ao pular de uma árvore para outra, andar e correr pela mata.

Normalmente ele é encontrado solitário e reproduz-se a cada dois anos aproximadamente. Na época de reprodução, os machos migram para locais estratégicos, como as colinas, inflam seu corpo e emitem um som, que pode ser ouvido até cinco quilômetros de distância, com o objetivo de atrair as fêmeas. O período de reprodução dos kakapos inicia-se normalmente no mês de dezembro.

Essa espécie é herbívora e alimenta-se de produtos diferentes, que variam de acordo com a disponibilidade de cada estação. O kakapo pode andar vários quilômetros em apenas uma única noite e, ao observar o perigo, fica imóvel. O hábito noturno desse animal é uma forma de evitar os predadores. Esses papagaios são solitários e apresentam uma expectativa de vida de impressionantes 90 anos.

Os kakapos já foram abundantes na Nova Zelândia, porém hoje se encontram em uma situação de bastante risco. Acredita-se que seu número caiu após a chegada de homens nos locais em que eles viviam e a introdução de predadores.

Estima-se que existam um pouco mais de 100 indivíduos dessa linda espécie de papagaio na natureza. Para tentar salvá-los da extinção, foram criadas áreas de proteção para que eles possam viver. Hoje essa espécie é vista em apenas três ilhas protegidas de predadores na Nova Zelândia.

Importante! Na Nova Zelândia existe um projeto que tenta salvar o kakapo da extinção. Nesse local, pesquisadores e voluntários lutam constantemente para garantir a reprodução e a sobrevivência da espécie. Clique aqui e conheça o site do projeto Kakapo Recovery.

* Crédito da imagem: Wikimedia commons e Mnolf


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Versão completa