Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Kakapo

Vamos aprender mais sobre o kakapo? Clique aqui e saiba mais sobre esse fabuloso animal!

O Kakapo é um papagaio que não voa e é encontrado na Nova Zelândia * O Kakapo é um papagaio que não voa e é encontrado na Nova Zelândia *

Você já ouviu falar a respeito do kakapo? Esse raro animal é um papagaio que vive na Nova Zelândia. Entre as características mais interessantes, destacam-se o fato de ele não voar e apresentar hábitos noturnos, o que explica a origem de seu nome, que, em maori, significa papagaio da noite. Muitos dizem que sua aparência lembra um periquito gigante, outros o relacionam com uma grande coruja.

O kakapo (Strigops habroptilus) é a espécie de papagaio mais pesada do planeta, chegando a atingir aproximadamente 4 kg. Em relação ao seu tamanho, o pássaro mede cerca de 60 cm, e as fêmeas, de uma maneira geral, apresentam-se menores que os machos.

Suas penas são verdes com algumas manchas negras. A coloração das penas é uma ótima forma de defesa para esse animal, que pode camuflar-se facilmente na vegetação. Apesar de não saber voar, o kakapo usa suas asas para manter o equilíbrio ao pular de uma árvore para outra, andar e correr pela mata.

Normalmente ele é encontrado solitário e reproduz-se a cada dois anos aproximadamente. Na época de reprodução, os machos migram para locais estratégicos, como as colinas, inflam seu corpo e emitem um som, que pode ser ouvido até cinco quilômetros de distância, com o objetivo de atrair as fêmeas. O período de reprodução dos kakapos inicia-se normalmente no mês de dezembro.

Essa espécie é herbívora e alimenta-se de produtos diferentes, que variam de acordo com a disponibilidade de cada estação. O kakapo pode andar vários quilômetros em apenas uma única noite e, ao observar o perigo, fica imóvel. O hábito noturno desse animal é uma forma de evitar os predadores. Esses papagaios são solitários e apresentam uma expectativa de vida de impressionantes 90 anos.

Os kakapos já foram abundantes na Nova Zelândia, porém hoje se encontram em uma situação de bastante risco. Acredita-se que seu número caiu após a chegada de homens nos locais em que eles viviam e a introdução de predadores.

Estima-se que existam um pouco mais de 100 indivíduos dessa linda espécie de papagaio na natureza. Para tentar salvá-los da extinção, foram criadas áreas de proteção para que eles possam viver. Hoje essa espécie é vista em apenas três ilhas protegidas de predadores na Nova Zelândia.

Importante! Na Nova Zelândia existe um projeto que tenta salvar o kakapo da extinção. Nesse local, pesquisadores e voluntários lutam constantemente para garantir a reprodução e a sobrevivência da espécie. Clique aqui e conheça o site do projeto Kakapo Recovery.

* Crédito da imagem: Wikimedia commons e Mnolf


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Animais em extinção

Ciências

Por que nem todas as aves são pássaros?

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.