Doenças causadas por protozoários
As doenças causadas por protozoários são as protozooses. Algumas delas são a malária, a amebíase, a doença de Chagas, a giardíase e a leishmaniose visceral.
As doenças causadas por protozoários são as protozooses. Os protozoários são organismos vivos, eucariontes e unicelulares. Juntamente às algas, eles formam o Reino Protista. Esses seres são importantes porque muitos deles causam doença ao homem. Ao conhecermos esses organismos, podemos entender melhor sobre o tratamento e sobre a prevenção dessas doenças. Dentre as doenças causadas por protozoários, podemos citar as seguintes:
- malária;
- amebíase;
- doença de Chagas;
- giardías;
- leishmaniose visceral.
Leia também: Quais são as principais doenças causadas por vírus?
Quais são as principais doenças causadas por protozoários?
→ Malária
A malária é causada pelo protozoário chamado Plasmodium. No Brasil, três espécies estão relacionadas com essa doença em seres humanos: o P. vivax, o P. falciparum e o P. malariae. Essa doença afeta muitas pessoas pelo mundo todo ano, principalmente em regiões tropicais, como a nossa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estimativas são de que 40% da população do mundo esteja exposta à malária e que mais de 1 milhão de pessoas morra todo ano devido à doença.
A malária é transmitida graças à picada de um mosquito do gênero Anopheles, mas somente a fêmea transmite a doença. Esse mosquito é conhecido popularmente pelo nome de mosquito-prego e carapanã. Esses mosquitos têm hábito noturno, por isso, são importantes medidas preventivas na hora de dormir, como o uso de mosquiteiros e de telas nas janelas. Além disso, faz-se necessário também o uso de repelentes, bem como a eliminação dos criadouros do mosquito.
A doença é caracterizada por febre alta (39 a 40 ºC), por calafrios, por dor de cabeça, por abundante transpiração e por vômitos. Seu diagnóstico é feito através de exames de sangue, a partir dos quais é verificada a presença do parasita.
→ Amebíase
A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. A infecção ocorre em virtude da ingestão desse protozoário juntamente à água ou a algum alimento contaminado por fezes. Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar graves diarreias com presença de sangue. Para evitar essa doença, é importante manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e, principalmente, tratar o indivíduo doente e investir em saneamento básico.
→ Giardíase
A giardíase é transmitida pelo protozoário chamado Giardia intestinalis (conhecido também como Giardia lamblia). Assim como a amebíase, essa doença é contraída em razão da ingestão de água e de alimentos contaminados. A giardíase causa dores abdominais e um quadro de diarreia que pode levar à desidratação e à perda de peso. Para evitar a transmissão, o investimento em saneamento básico, o tratamento de doentes e a adoção de bons hábitos de higiene são importantes.
→Doença de Chagas
A doença de Chagas é uma doença muito conhecida causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi. A sua transmissão ocorre principalmente por meio dos triatomíneos, também chamados de barbeiros, mas pode ocorrer também por transfusão de sangue, durante a gestação, durante a transplante de órgãos etc.
A doença pode ser assintomática nos primeiros anos, manifestando-se muitos anos depois da infecção, sendo que o órgão mais afetado é o coração. Para evitar a doença, é importante controlar a reprodução do barbeiro e proteger a casa com telas nas janelas. Os barbeiros geralmente são encontrados em frestas de casas de taipa, sendo assim, investir em habitação também é uma medida profilática.
→ Leishmaniose visceral
A leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo protozoário denominado Leishmania chagasi. A principal forma de transmissão é a picada de um inseto conhecido por flebotomíneo. O diagnóstico clínico é complicado, pois os sintomas assemelham-se aos de outras doenças. As principais características são febre por um longo período, aumento no baço, aumento no fígado, anemia, tosse, diarreia, entre outros. Para a prevenção, é necessário combater o inseto e tratar os doentes. Para saber mais sobre a leishmaniose visceral e sobre os demais tipos de leishmaniose, clique aqui.