Ciências

Cólica menstrual

Saiba mais sobre a cólica menstrual e veja dicas para enfrentar esse incômodo!

Ficar em repouso e colocar compressas quentes na região da barriga diminuem a cólica.

Todos os meses as mulheres apresentam um fenômeno conhecido como menstruação. Ela pode acontecer sem causar dor ou incômodo, entretanto, um número considerável de mulheres sente a chamada cólica menstrual.

A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é um desconforto que as mulheres sentem antes ou então no momento da menstruação. Normalmente essa dor é observada na região baixa da barriga e é ocasionada pela contração do útero, que é um órgão musculoso.

A cólica menstrual, em grande parte dos casos, dura em torno de 48 horas, ou seja, dois dias, e pode ocorrer associada à náusea, dores de cabeça, vômito, dores nas costas, diarreia, desmaios, dor nos seios e indisposição. Normalmente o mal-estar é tão grande que impede a mulher de ir ao trabalho ou até a escola, por exemplo.

As cólicas menstruais tendem a desaparecer com a idade ou após a gravidez e geralmente não estão associadas a nenhum tipo de doença. Porém, em certos casos, a cólica menstrual não é um evento normal e pode estar relacionada com doenças como endometriose e mioma. Sendo assim, é fundamental procurar um médico ao sentir cólicas muito fortes e persistentes.

Para o tratamento de cólicas, o médico pode indicar medicamentos como anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios e antiespasmódicos. O remédio a ser recomendado dependerá do quadro da paciente, por isso, antes de receitar medicamentos, o médico deve realizar uma série de exames.

Veja a seguir algumas dicas que podem auxiliar na redução de cólicas menstruais:

- Usar uma compressa de água quente na região baixa da barriga;

- Manter repouso;

- Não comer alimentos gordurosos e ricos em açúcar;

- Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína;

- Consumir bebidas quentes, como chás de camomila;

- Tomar um banho morno.

Para evitar as cólicas menstruais, é importante que a mulher apresente também hábitos de vida saudáveis diariamente. Uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos podem ajudar a diminuir esse incômodo.

Atenção: Se você sente fortes dores durante a menstruação, procure seu ginecologista.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa