Bagres marinhos e seu veneno
Saiba mais sobre os bagres marinhos, peixes que causam muitos acidentes no litoral brasileiro.
No litoral brasileiro, é comum ouvirmos falar em acidentes com águas-vivas, não é mesmo? Entretanto, existem outros seres vivos que merecem atenção, pois produzem substâncias que podem causar danos ao nosso corpo. Você sabia, por exemplo, que existem peixes venenosos? Esse é o caso dos chamados bagres marinhos, peixes peçonhentos que podem causar sérios danos a banhistas.
→ Principais características dos bagres marinhos
Os bagres marinhos são peixes encontrados em áreas costeiras de águas rasas e com fundos arenosos e lodosos. Podem ser encontrados em toda a costa brasileira, entretanto, são avistados predominantemente nas regiões Sudeste e Sul, onde são responsáveis por vários acidentes.
A espécie que ocorre em maior quantidade no Brasil é o bagre-amarelo, que possui nome científico Cathorops spixii. Outras espécies que também podem ser encontradas pertencem todas à família Ariidae.
Os bagres marinhos apresentam uma característica extremamente marcante: a presença de bigodes. Esses bigodes, chamados corretamente de barbilhões, possibilitam que o peixe localize suas presas, apresentando, portanto, função sensorial.
→ O veneno dos bagres marinhos
Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.
Normalmente os acidentes com bagres marinhos ocorrem quando pessoas andam pela praia distraídas e acabam pisando nesses animais, que podem estar mortos no local. Com a entrada do ferrão na pele, o veneno começa a agir, causando dor intensa, que pode persistir por horas, febre, vômitos, sudorese, câimbra, inchaço, paralisia e, em casos mais graves, a necrose da pele no local.
→ O que fazer em casos de acidentes com bagres marinhos?
Caso você sofra um acidente com bagre marinho, é importante ficar atento a algumas dicas:
1- Nunca retire o ferrão;
2- Não utilize nenhum produto para aliviar a dor sem recomendação médica. Para melhorar o quadro, é recomendada apenas uma compressa de água morna;
2- Procure um médico imediatamente;
3- Verifique a necessidade de tomar a vacina antitetânica, caso a sua esteja vencida.
Por Ma. Vanessa dos Santos