Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Bagres marinhos e seu veneno

Saiba mais sobre os bagres marinhos, peixes que causam muitos acidentes no litoral brasileiro.

Os bagres marinhos possuem venenos que podem causar dor intensa Os bagres marinhos possuem venenos que podem causar dor intensa

No litoral brasileiro, é comum ouvirmos falar em acidentes com águas-vivas, não é mesmo? Entretanto, existem outros seres vivos que merecem atenção, pois produzem substâncias que podem causar danos ao nosso corpo. Você sabia, por exemplo, que existem peixes venenosos? Esse é o caso dos chamados bagres marinhos, peixes peçonhentos que podem causar sérios danos a banhistas.

Principais características dos bagres marinhos

Os bagres marinhos são peixes encontrados em áreas costeiras de águas rasas e com fundos arenosos e lodosos. Podem ser encontrados em toda a costa brasileira, entretanto, são avistados predominantemente nas regiões Sudeste e Sul, onde são responsáveis por vários acidentes.

A espécie que ocorre em maior quantidade no Brasil é o bagre-amarelo, que possui nome científico Cathorops spixii. Outras espécies que também podem ser encontradas pertencem todas à família Ariidae.

Os bagres marinhos apresentam uma característica extremamente marcante: a presença de bigodes. Esses bigodes, chamados corretamente de barbilhões, possibilitam que o peixe localize suas presas, apresentando, portanto, função sensorial.

O veneno dos bagres marinhos

Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.

Normalmente os acidentes com bagres marinhos ocorrem quando pessoas andam pela praia distraídas e acabam pisando nesses animais, que podem estar mortos no local. Com a entrada do ferrão na pele, o veneno começa a agir, causando dor intensa, que pode persistir por horas, febre, vômitos, sudorese, câimbra, inchaço, paralisia e, em casos mais graves, a necrose da pele no local.

O que fazer em casos de acidentes com bagres marinhos?

Caso você sofra um acidente com bagre marinho, é importante ficar atento a algumas dicas:

1- Nunca retire o ferrão;

2- Não utilize nenhum produto para aliviar a dor sem recomendação médica. Para melhorar o quadro, é recomendada apenas uma compressa de água morna;

2- Procure um médico imediatamente;

3- Verifique a necessidade de tomar a vacina antitetânica, caso a sua esteja vencida.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Acidentes com águas-vivas

Ciências

Peixes

Ciências

Perigos das praias

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.