Aranhas peçonhentas
Algumas aranhas representam sério risco aos humanos. Por isso, que tal saber quais são as principais aranhas peçonhentas?
É comum encontrarmos pessoas que possuem medo de aranhas. Esse temor é justificável em vários pontos, pois, além de sua aparência assustadora, algumas espécies são extremamente perigosas. Entretanto, não podemos simplesmente acusar esses bichinhos, uma vez que algumas espécies não são perigosas, além, é claro, de serem fundamentais para a cadeia alimentar.
Dentre as principais espécies que causam grande perigo aos humanos, podemos citar a aranha-armadeira, aranha-marrom e a viúva-negra. Todas essas espécies são encontradas no Brasil, sendo assim, é importante ter alguns cuidados e bastante atenção. Veja a seguir algumas caraterísticas dessas aranhas peçonhentas:
Aranha-marrom (Gênero Loxosceles): Possui coloração marrom-amarelada, atinge em média três centímetros e constrói teias. Essa aranha, pouco agressiva, pica normalmente quando comprimimos o seu corpo. É por isso que devemos ficar atentos ao mexer em entulhos, caixas, materiais de construção, embaixo de móveis, atrás de quadros, entre outros locais onde não há muita movimentação e de maneira geral possuem pouca iluminação. A picada dessa aranha é grave e pode causar mal-estar, queimaduras, surgimento de bolhas, inchaço e morte do tecido da pele no local. Algumas vezes a picada não causa dor, porém isso não faz com que o acidente seja menos grave.
Aranha-armadeira (Gênero Phoneutria): Apresenta coloração que varia do cinza ao castanho, pode atingir até 17 centímetros e não produz teias. Sua característica principal é levantar seu corpo e ficar em posição de ataque quando se sente ameaçada. É bastante agressiva e sua picada, bastante grave, causa dor intensa por um longo período de tempo, tontura, náusea, vômitos, queda de pressão e contrações involuntárias dos músculos. É encontrada embaixo de cascas de árvores, em alguns frutos, como nos cachos de banana, em palmeiras, bromélias, entre outros locais. Assim como a aranha-marrom, pode esconder-se atrás dos móveis, nas cortinas e em entulhos.
Viúva-negra (Gênero Latrodectus): Apresenta manchas vermelhas em seu abdômen e mede cerca de 3 centímetros. É encontrada em locais com vegetação baixa, em arbustos, embaixo de pedras, entre outros locais. Sua picada causa dor intensa, provoca contração nos músculos, aumento da pressão, mudanças no batimento cardíaco, aumento da produção de suor, entre outros sintomas.
Caso seja picado(a) por alguma aranha, é importante procurar imediatamente ajuda médica, uma vez que o veneno, algumas vezes, pode levar até mesmo à morte. Se possível, o paciente deve levar a aranha para que a identificação seja feita e o medicamento correto seja usado. Essa medida permite que o tratamento seja realizado de forma mais rápida. Lembre-se de não fazer torniquete, não sugar o veneno, não espremer e nem cortar o local.
Evitar as picadas de aranhas é muito simples. Veja algumas dicas:
- Nunca ande descalço;
- Evite mexer nas plantas do jardim sem luvas;
- Antes de vestir uma roupa ou calçar um sapato, observe atentamente se não há nenhuma aranha. Sacudir bem as roupas e calçados pode ajudar a retirar esses animais, caso algum esteja presente;
- Não deixe as camas encostadas nas paredes;
- Limpe sempre sua casa, principalmente atrás e embaixo dos móveis, nas cortinas e nos quadros;
- Deixe também seu quintal e jardim limpo, sem entulhos e lixos. Lembre-se também de aparar bem o gramado e evitar o acúmulo de muitas folhas.
Você sabia que as caranguejeiras não são perigosas? Normalmente os acidentes com essas aranhas são causados por meio dos pelos urticantes desses animais, que causam ardência e até queimaduras. Sua picada, apesar de não representar perigo, é bastante dolorosa. Entretanto, é importante lembrar que elas raramente picam.