Tiranossauro rex

  • Atualmente 3.3333333333333/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tiranossauro rex O Tyrannosaurus rex atingia até 13 metros de comprimento
PUBLICIDADE

Você com certeza já ouviu falar sobre o temido Tiranossauro Rex (Tyrannosaurus rex)! Quem nunca ficou assustado com os ataques do perigoso T. rex no filme Jurassic Park? Esse animal viveu há cerca de 65 milhões de anos e, sem dúvida, é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados por todos.

Os primeiros ossos do Tyrannosaurus rex foram descobertos em 1900 nos Estados Unidos. Hoje ainda existem poucos espécimes descobertos, sendo que, na maioria das vezes, apenas fragmentos de ossos são encontrados e atribuídos como sendo desse animal. O mais conservado de todos os exemplares é o de Sue, que contém cerca de 80% de seu esqueleto preservado!

Esse gigante possuía cerca de 60 dentes enormes, atingindo até mais de 20 centímetros. Se seu dente já era grande, imagine seu comprimento. Foi encontrado um exemplar que apresentava incríveis 13 metros, do focinho ao final da cauda. Só a cabeça desse animal atingia mais de 1,5 metro e sua altura poderia atingir até 6,5 metros! Estudos sugerem que as fêmeas eram relativamente maiores que o macho.

Um fato interessante é que os T. rex apresentavam membros anteriores muito pequenos e desproporcionais. Sem dúvida, isso pode ter sido um fato desfavorável para a caça.

O Tyrannosaurus rex possuía dentes com mais de 20 centímetros
O
Tyrannosaurus rex possuía dentes com mais de 20 centímetros

O T. rex já foi descrito há mais de um século e ainda hoje existem diversas dúvidas sobre seu modo de vida. Apesar de seus dentes grandes e seu tamanho exagerado, ainda não se sabe se ele realmente era um caçador. Muitos pesquisadores acreditam que ele, na realidade, era um carniceiro.

A dúvida a respeito de suas habilidades como caçador está ligada ao fato de que seus pequenos braços poderiam dificultar que esse animal se levantasse após uma queda durante um ataque, por exemplo.

Mas uma coisa é fato, o T. rex possuía a mordida mais forte que qualquer outro animal no planeta. Pesquisadores descobriram que cada dentinho do nosso dinossauro era capaz de exercer uma pressão de seis toneladas. Compare isso com a mordida de um crocodilo, que atinge aproximadamente 900kg. Além disso, com uma cabeça grande e um corpo tão pesado, é fácil acreditar que ele facilmente ganharia uma batalha.

Muito se discute também sobre a capacidade de correr desses animais. Alguns pesquisadores sugerem que eles atingiriam até 50 km/h. Entretanto, outros afirmam que, em virtude de seu peso, seria impossível que eles corressem tão rápido.

Esses animais, assim como os outros dinossauros, botavam ovos. Provavelmente eles eram enterrados na areia e não eram chocados. Acredita-se que os ninhos eram feitos em locais muito bem protegidos, em face da falta de marcas de fraturas nesses animais quando jovens.

O Tyrannosaurus rex foi, sem dúvidas, um animal extremamente fascinante. Entretanto, se pensarmos bem, foi melhor não termos vivido na mesma época em que eles!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Avaliação

6.7

    Escola Kids