Insulina

  • Atualmente 2/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Insulina Exames que indicam o nível de glicose no sangue são essenciais para diagnosticar a diabetes
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, uma glândula mista do nosso corpo que apresenta uma porção endócrina e exócrina. Esse hormônio é produzido na parte endócrina do pâncreas pelas células beta.

Qual é a função da insulina?

A insulina atua, principalmente, permitindo que as células captem a glicose presente no sangue para diminuir a quantidade dessa substância na corrente sanguínea. A glicose é utilizada pela célula para a produção de energia. Caso exista pouca produção de insulina em um organismo ou ela não atue de maneira adequada, os níveis de glicose aumentam no sangue, causando problemas sérios de saúde.

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença que ocorre quando o corpo não fabrica insulina de maneira adequada ou não consegue utilizar esse hormônio adequadamente. O que acontece, nesses casos, é um aumento exagerado de glicose no sangue, um quadro chamado de hiperglicemia. As altas doses de glicose no sangue, sem o devido tratamento, podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças renais, problemas oculares e alterações na pele, que se torna mais sensível.

Para saber se uma pessoa é ou não diabética, basta analisar sua taxa de glicemia, ou seja, a quantidade de glicose no seu organismo. Após a realização dos exames e a confirmação do diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento para o controle da doença. Em alguns casos, basta ter uma alimentação saudável, controlando doces e gorduras, realizar exercícios físicos e utilizar medicamentos que ajudem o pâncreas a produzir o hormônio. No entanto, em alguns casos, faz-se necessária a utilização de insulina para a captação da glicose.

Insulina x Glucagon

A insulina, como dito, garante a entrada de glicose na célula, uma função oposta à do glucagon. O glucagon atua quando os níveis de glicose estão baixos no sangue, sinalizando para o fígado e para o tecido adiposo que é hora de produzir e liberar a glicose no sangue. Assim sendo, podemos dizer que a insulina atua logo após as refeições e que o glucagon tem papel primordial em momentos de jejum.

Curiosidade: Você sabia que existem mais de 13 milhões de pessoas com diabetes no Brasil?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

4.0

    Escola Kids