Dia da Árvore

  • Atualmente 4.0909090909091/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dia da Árvore Ipê amarelo
PUBLICIDADE

No dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. Essa data ficou conhecida em razão do início da primavera, estação das flores, época em que as cidades ficam mais alegres devido às lindas cores das flores.

É comum vermos árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês e suas mais variadas cores, como amarelo, rosa, branco e roxo.


Derrubada de árvores – área devastada

As árvores são importantes para a vida dos homens, pois fornecem o ar que respiramos além de nos dar alimentos, como frutas e remédios que são extraídos de algumas delas. Também nos fornecem sombra e madeira para construção de casas, móveis e celulose para a fabricação de papel.

O homem tem destruído a natureza, derrubando várias árvores, sem o cuidado com a manutenção da mesma. O certo seria que a cada árvore derrubada, outra fosse plantada em seu lugar. Mas isso não acontece, e podemos ver grandes áreas de devastação, principalmente de nossas maiores florestas.

Quem tem consciência ajuda a preservar a natureza
Quem tem consciência ajuda a preservar a natureza

Com o interesse em aumentar seus recursos financeiros, o homem tem extraído árvores de forma ilegal, sem autorização do governo, vendendo-as de forma clandestina, para obter mais lucro. Outro sério problema são as queimadas, realizadas para fazer a limpeza de grandes áreas. Ao invés de capinar e limpar a área usando outros recursos, o homem usa o fogo, que causa sérios prejuízos. Esses são grandes problemas para a natureza, pois têm levado à perda de animais e recursos naturais, destruição dos solos, diminuição das chuvas, etc. Os animais dessas regiões devastadas morrem, precisam se debandar para outros lugares, sofrendo muito com a perda de seu habitat.

Já existem várias espécies que se encontram em extinção, como o mogno, o jacarandá, o pau-brasil e o pinheiro. Por isso, é dever de todos cuidar e conservar as árvores.

Ajude o planeta, plante uma árvore!

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.2

    Escola Kids