Produção de oxigênio pelas algas e árvores

Saiba mais sobre a produção de oxigênio pelas algas e árvores, além de descobrir se a Amazônia é realmente o pulmão do mundo.

No ambiente aquático são encontradas grandes quantidades de algas fotossintetizantes No ambiente aquático são encontradas grandes quantidades de algas fotossintetizantes

O oxigênio é um gás essencial para a sobrevivência da maioria dos seres vivos de nosso planeta. Ele é necessário para que ocorra a respiração celular, um processo responsável pela liberação da energia necessária para a célula realizar suas atividades vitais.

O oxigênio presente na atmosfera, em quase sua totalidade, está disponível para os seres vivos graças aos organismos fotossintetizantes, que, no processo de fotossíntese, liberam-no como produto. Entre os principais organismos fotossintetizantes, podemos citar as plantas e as algas.

A produção de oxigênio pelas algas e árvores

Em razão da grande quantidade de florestas e matas em nosso planeta, muitas pessoas acreditam que as árvores são as grandes responsáveis pela produção de oxigênio. Era comum no passado, por exemplo, ouvir pessoas dizendo que a Amazônia era o grande pulmão do mundo.

Entretanto, quando analisamos a quantidade de oxigênio produzido pelas florestas, devemos lembrar que as árvores também respiram e, consequentemente, utilizam o oxigênio, liberando durante o processo gás carbônico. Além disso, no processo de decomposição, muito gás carbônico é liberado.

Muito do oxigênio produzido pelas árvores é consumido por elas

As algas, que constituem a base da grande maioria das cadeias tróficas aquáticas, são consideradas por muitos autores as grandes estrelas quando falamos em produção de oxigênio. São elas as responsáveis pela maior parcela de oxigênio liberado na atmosfera, uma vez que muitas espécies produzem muito mais do que realmente necessitam.

Além da grande produção de oxigênio pelas algas, elas ocupam uma área muito maior que as árvores. Grande parte do planeta é coberta de água e, nesses ambientes, normalmente são encontradas algas microscópicas fotossintetizantes que produzem oxigênio.

A ação do homem e a produção de oxigênio

As mudanças climáticas são uma realidade triste do mundo atual. Infelizmente, variações de temperatura afetam diretamente os seres vivos, como é o caso das algas. Mudanças na temperatura afetam o ciclo de vida desses organismos, comprometendo sua proliferação e até mesmo levando algumas espécies à extinção, o que pode alterar a produção de oxigênio no planeta.

Além das mudanças climáticas, o desmatamento é outro grave problema que afeta os organismos fotossintetizantes. Grandes áreas de florestas são devastadas anualmente em todo o mundo, destruindo habitat, diminuindo a biodiversidade e aumentando a concentração de gás carbônico como resultado da decomposição.

O homem deve ficar cada vez mais atento aos seus atos, uma vez que nossas ações normalmente causam impactos negativos no meio. Se não tivermos um desenvolvimento sustentável, respeitando os limites da natureza, provavelmente deixaremos um cenário catastrófico para a próxima geração.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Algas

Ciclo do oxigênio

Fitoplâncton

Geografia

Floresta Amazônica

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.