Descobrimento do Brasil ou conquista portuguesa?

  • Atualmente 3.3333333333333/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Descobrimento do Brasil ou conquista portuguesa? Selo criado em homenagem ao navegador portugu√™s Pedro √Ālvares Cabral. *
PUBLICIDADE

No dia 22 de abril, algumas pessoas comemoram no Brasil a chegada dos portugueses ao território onde hoje se localiza o país. Durante muito tempo, a versão oficial da história dizia que o Brasil fora descoberto por acaso após uma mudança de rota, inesperada, quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral estava no Oceano Atlântico. Nesta versão, com muita sorte Portugal havia conquistado a maior porção territorial de seu Império.

A chegada de Cabral ao litoral brasileiro ocorreu quase dois meses depois de partir de Portugal, em 08 de março de 1500. O destino de Cabral era a cidade de Calicute, na Índia, onde poucos anos antes o navegador Vasco da Gama havia chegado, depois de contornar o continente africano, realizando trocas comerciais extremamente valiosas na cidade indiana. 

Mas em decorrência das correntes marítimas, a rota de navegação foi alterada sem que os navegadores percebessem. Esta alteração de rumos trouxe Cabral e seus mais de 1000 homens a aportar em terras do litoral nordeste do Brasil em 22 de abril de 1500. Segundo Pero Vaz de Caminha, o primeiro ponto de terra firme que avistaram foi um monte, localizado no sul da Bahia, que denominaram de Monte Pascoal, por estarem no oitavo dia da Páscoa cristã. Depois avistaram a terra aos pés do monte, sendo que Cabral a denominou de Vera Cruz.

Logo depois aportaram mais ao norte desse monte, em uma localidade conhecida como Santa Cruz Cabrália, onde realizaram os primeiros contatos com a população indígena. Houve uma primeira tentativa de catequização e a primeira missa católica foi realizada na terra de Vera Cruz pelo padre Henrique de Coimbra.

Os portugueses ficaram na região até maio, momento em que Pedro Álvares Cabral continuou sua viagem a Calicute, enviando uma de suas embarcações para Portugal, com a missão de avisar o rei D. Manuel II da descoberta da nova terra. Dois de seus homens ficariam em terras brasileiras. Os portugueses só iriam realizar a ocupação do território cerca de 30 anos depois.

Esta é a versão oficial da História, mas diversos historiadores a questionam.

A primeira pergunta que os historiadores fazem é: Afinal, o que houve foi descobrimento ou a conquista do Brasil? A palavra descobrimento está relacionada a uma descoberta, a algo desconhecido por outras pessoas. Porém, milhões de pessoas já habitavam o território “descoberto” pelos portugueses, os “índios”, que foram assim chamados em razão dos europeus acreditarem que teriam chegado à Índia. Dessa forma, como os portugueses poderiam descobrir algo que outros já conheciam? O que eles realizaram foi chegar a uma localidade já habitada, iniciando a partir daí a conquista deste território.

As outras perguntas são: os portugueses não sabiam mesmo da existência das terras? Será que teriam chegado por acaso no litoral brasileiro?

Há indícios de que o cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira havia participado de uma expedição secreta a esta região, para saber da existência de novas terras a oeste do oceano Atlântico, em 1498. Duarte Pacheco Pereira era um dos tripulantes da esquadra de Pedro Álvares Cabral. Essas evidências levam a pensar que os portugueses sabiam da existência das terras, e a passagem pelo litoral do Brasil não havia sido por acaso, mas sim para conhecer o local e afirmar ao mundo europeu que esse território pertencia à porção portuguesa do globo terrestre, o que foi definido na partilha do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494.

* Crédito da Imagem: Neftali e Shutterstock.com


Por Tales Pinto
Graduado em História

Avaliação

6.7


    Escola Kids