A produção do chocolate em pó

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A produção do chocolate em pó O chocolate em pó é muito utilizado para ser misturado ao leite
PUBLICIDADE

Vamos falar neste texto sobre um produto muito utilizado por grande parte das pessoas praticamente todos os dias: o chocolate em pó. Trata-se de um ingrediente básico para muitas receitas, como o delicioso brigadeiro. Mas ele realmente se destaca quando o assunto é uso no leite. Quem resiste a um leite com chocolate, não é mesmo?

Com certeza você e seus amigos possuem várias indicações de como utilizar esse pó delicioso, mas será que todos conhecem como ocorre a produção do chocolate em pó? Você sabe onde ela é iniciada? Se a sua resposta foi não para as perguntas, vamos resolver esse problema neste momento.

A produção do chocolate em pó e dos demais tipos de chocolate apresenta a mesma origem. A matéria-prima fundamental para a sua produção é o cacau, um fruto (de cores variadas, podendo ser verde, amarelo, roxo ou alaranjado) produzido por uma planta de aproximadamente oito metros de altura: o cacaueiro.

O cacau apresenta em seu interior de 20 a 50 sementes. Essas sementes, por sua vez, apresentam formato geralmente ovoide; 2 a 3 cm de comprimento, além de serem recobertas por uma polpa branca de sabor açucarado. A polpa branca tem como finalidade a produção de geleias, sucos e vinagre, por exemplo. Já a semente (amêndoa) de cacau é destinada para a produção do chocolate em geral.

Quantidade de amêndoas (sementes) presentes no cacau
Quantidade de amêndoas (sementes) presentes no cacau

Após a colheita no cacaueiro, a semente é separada imediatamente da polpa e passa por um processo de secagem ao sol que dura em torno de oito dias. Durante esse período, o objetivo é retirar todo o material líquido e evitar a germinação de novas sementes.

Em seguida, as semente secas são acondicionadas em um forno eletrônico que realiza um procedimento denominado de torrefação, que torra as sementes de cacau lentamente. Durante esse processo, o aroma do cacau torna-se mais aguçado em virtude da completa retirada de água.

Logo após a torrefação, as sementes são resfriadas, passam por um triturador e são moídas em um moinho. Nessa fase, as sementes são completamente desintegradas e formam, em virtude do alto teor de gordura, uma massa com característica pastosa, o líquor.

Ao líquor são adicionadas substâncias chamadas álcalis (como o carbonato de sódio) para diminuir a acidez e, depois, ele é acondicionado em um equipamento que promove uma prensa na mistura e resulta na separação de dois produtos, um chamado manteiga de cacau e o outro, torta de cacau. Para a produção do chocolate em pó, utiliza-se a torta de cacau.

A torta de cacau passa por um processo de trituração e peneiração, o que origina o cacau em pó. A última etapa da produção do chocolate em pó é a adição de açúcar.

Chocolate em pó pronto para uso, tornando-se então uma mistura de cacau em pó e açúcar
Chocolate em pó pronto para uso, tornando-se então uma mistura de cacau em pó e açúcar


Por Me. Diogo Lopes Dias

Avaliação

10.0

    Escola Kids