Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos ver e vir

Os verbos ver e vir possuem algumas características referentes à forma como são conjugados. No futuro do subjuntivo um assume a forma do outro.

Caso você tivesse que dizer:

Quando mamãe me ver passeando por aqui ficará preocupada.

ou

Quando mamãe me vir passeando por aqui ficará preocupada.


Qual das duas formas você utilizaria?

Acostumamo-nos muitas vezes a falar e até mesmo a escrever palavras e expressões que, por hábito, nem nos preocupamos em saber se estão adequadas ou não. Porém, apesar de isso ser algo que costuma ocorrer na vida de muitas pessoas, é sempre bom estarmos atentos, principalmente no momento da escrita, para não cometermos alguns erros que poderiam ter sido evitados.

Assim, como você sabe, alguns fatos relacionados à Gramática muitas vezes nos surpreende. É como pensarmos mais ou menos assim:

- Nossa! Já aprendi tanto e ainda tenho muito mais a aprender sobre algo que nem imaginava existir ou, às vezes, imaginava ser tudo muito diferente.

Por esse e outros motivos, o que iremos aprender agora com certeza nem todos conhecem – a maneira como os verbos ver e vir são conjugados. Eles, no que se refere ao tempo futuro do modo subjuntivo, reservam para nós algumas surpresinhas. Sabe por quê?

É simples, simples, pois um assume a forma do outro. Vamos então conjugá-los juntos?





O verbo ver assume a forma do verbo vir, no futuro do subjuntivo

Constatamos, então, por meio da primeira coluna, onde se encontra o “tal” segredo. Portanto, voltando à pergunta feita no início desse nosso estudo, é claro que você optaria pela segunda alternativa:

Quando mamãe me vir passeando por aqui ficará preocupada.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Os verbos ver e vir apresentam particularidades importantes para nosso conhecimento Os verbos ver e vir apresentam particularidades importantes para nosso conhecimento
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classificação dos verbos

Português

Estruturas dos verbos

Português

Futuro do subjuntivo

Português

Verbos

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.