Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Futuro do subjuntivo

Futuro do subjuntivo: dicas verbais para você aprender sobre a conjugação dos verbos!

 O verbo é uma classe de palavras que varia muito, não é verdade? Existem várias conjugações, tempos e modos verbais que fazem dele um objeto de estudo complexo. Por isso, é preciso estar atento para evitar errinhos na escrita e na fala.

Os modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) deixam nítida no verbo a intenção que temos ao falar. O modo indicativo é usado quando queremos indicar uma certeza, um fato; o modo imperativo, quando a ideia é expressar uma ordem ou sugestão, e o modo subjuntivo... bem, o modo subjuntivo é empregado quando a intenção é expressar uma possibilidade ou suposição. As dúvidas mais frequentes acontecem com alguns verbos conjugados no futuro do subjuntivo. Você sabe por qual motivo?

Bom, determinados verbos, quando flexionados no futuro do subjuntivo, ficam muito parecidos com os verbos flexionados no infinitivo pessoal e é aí que a confusão começa. Para evitar essas dúvidas verbais, observe algumas situações em que o erro passa despercebido:

Acerte na conjugação dos verbos no futuro do subjuntivo!

=/ Errado: Se as crianças manterem o silêncio, iremos ao parque.
=) Certo: Se as crianças mantiverem o silêncio, iremos ao parque.

=/ Errado: Se a professora propor uma brincadeira, todos concordarão.
=) Certo: Se a professora propuser uma brincadeira, todos concordarão.


O futuro do subjuntivo expressa uma ideia de dúvida e pode ser percebido através das conjunções subordinativas condicionais se, quando e caso

=/ Errado: Quando você ver seus amigos, cumprimente-os.
=) Certo: Quando você vir seus amigos, cumprimente-os.

=/ Errado: Se ele depor contra mim, serei punido.
=) Certo: Se ele depuser contra mim, serei punido.

=/ Errado: Se a turma obter sucesso na competição, iremos ao passeio da escola.
=) Certo: Se a turma obtiver sucesso na competição, iremos ao passeio da escola.

 

Viu só? Com essa dica verbal sobre o futuro do subjuntivo você nunca mais vai errar a conjugação dos verbos manter, propor, ver, depor e obter!


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Na dúvida sobre o futuro do subjuntivo? Aprenda a usar corretamente os verbos manter, propor, ver, depor e obter Na dúvida sobre o futuro do subjuntivo? Aprenda a usar corretamente os verbos manter, propor, ver, depor e obter
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Verbo reaver

Português

Verbos ver e vir

Português

Modos verbais

Português

Infinitivo flexionado

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.