Um dos verbos que frequentemente dão trabalho para os falantes da língua portuguesa é o verbo reaver. Para não errar na conjugação, é preciso entender sua principal característica: a defectividade. Mas o que é defectividade?
A defectividade é característica dos verbos defectivos. São chamados verbos defectivos aqueles que, na sua conjugação, não apresentam todas as formas e, por esse motivo, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos. Os verbos colorir, precaver e reaver são bons exemplos desse fenômeno que muitas vezes é responsável por deslizes na escrita e na fala: na tentativa de conjugá-los como os chamados verbos regulares são conjugados, criamos formas inexistentes, como reaviu ou reaveu.
As duas formas, reaviu e reaveu, não são admitidas porque no presente do indicativo o verbo reaver só pode ser conjugado na primeira e na segunda pessoa do plural. Observe:
Conjugação do verbo reaver no presente do indicativo:
Eu ------
Tu ------
Ele/ela ------
Nós reavemos
Vós reaveis
Eles/elas ------
Como a defectividade atinge a conjugação do verbo reaver no presente do indicativo, consequentemente a conjugação do presente do subjuntivo também é afetada. Isso acontece porque o presente do subjuntivo é formado a partir da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Veja só:
Presente do subjuntivo
que eu ------
que tu ------
que ele/ela ------
que nós ------
que vós ------
que eles/elas ------
Pretérito imperfeito do subjuntivo
se eu reouvesse
se tu reouvesses
se ele/ela reouvessem
se nós reouvéssemos
se vós reouvésseis
se eles/elas reouvessem
quando eu reouver
quando tu reouvres
quando ele/ela reouver
quando nós reouvermos
quando vós reouverdes
quando eles/ elas reouverem
O mesmo acontece com quase toda a conjugação do verbo reaver no modo imperativo. Observe:
Afirmativo
-
------ tu
------ ele/ela
------ nós
reavei vós
------ eles/elas
Negativo
-
não ------ tu
não ------ ele/ela
não ------ nós
não ------ vós
não ------ eles/elas
Infinitivo pessoal
para reaver eu
para reaveres tu
para reaver ele/ela
para reavermos nós
para reaverdes vós
para reaverem eles/elas
Agora que você já aprendeu que o verbo reaver é um exemplo de verbo defectivo e aprendeu também a sua conjugação, vale lembrar que ele é derivado do verbo haver e, por esse motivo, deve seguir seu modelo de conjugação. Fácil, não? Em caso de dúvidas, basta relembrar as regrinhas! Bons estudos!
Por Luana Castro
Graduada em Letras