Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos pronominais

Verbos pronominais são aqueles verbos que, quando conjugados, aparecem sempre acompanhados do pronome oblíquo.

Você já parou para pensar como são muitos os assuntos relacionados aos verbos que temos para conversar? Certamente que sim, pois já aprendemos muito sobre essa classe, mas tem sempre algo a mais que não podemos nunca deixar de conhecer.

A partir de agora, você, caro (a) usuário (a), conhecerá os chamados verbos pronominais, os quais já nos indicam algumas “pistas” no próprio nome. O termo “pronominais” nos faz pensar em pronomes, não é verdade? Pois bem, esses verbos são assim chamados pelo fato de sempre aparecerem acompanhados de um pronome oblíquo no momento em que são conjugados, sendo que esse pronome se refere à mesma pessoa do sujeito. Por exemplo, é bastante comum ouvirmos alguém dizer assim:

Ela se queixou de fortes dores de cabeça.

Percebeu que o verbo se encontra juntinho do pronome se, e que este está adequado à terceira pessoa do singular, que no caso é “ela”?

Além do verbo queixar, existem outros que também são assim considerados, tais como: zangar-se e arrepender-se, os quais dizemos que são essencialmente pronominais. Há também aqueles considerados acidentalmente pronominais, que podem vir também sem o pronome oblíquo, como é caso de “enganar-se”, “mudar-se” e “pentear-se”.

Agora que já sabemos quais são eles, precisamos saber como são conjugados, levando em conta todos os tempos referentes aos modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Para isso, escolhemos o verbo queixar-se. Vamos lá então?


Verbos pronominais trazem para junto de si o pronome oblíquo

Modo Indicativo

Modo Subjuntivo

Modo Imperativo

 


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

 

Verbos pronominais são aqueles acompanhados pelo pronome oblíquo, o qual se refere à mesma pessoa do sujeito Verbos pronominais são aqueles acompanhados pelo pronome oblíquo, o qual se refere à mesma pessoa do sujeito
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classificação dos verbos

Português

Estruturas dos verbos

Português

Verbos

Português

Verbos abundantes

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.