Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Subordinadas adjetivas Restritivas e Explicativas

As subordinadas adjetivas restritivas e explicativas se distinguem através de alguns aspectos. Seja esperto (a) e conheça-os em apenas um clique!

Falar sobre as orações subordinadas adjetivas já não mais representa para nós algo inédito, visto que, por meio do texto “Orações subordinadas adjetivas”,  tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais das características que a elas podemos atribuir.

Pois bem, convidamos você a ampliar seu conhecimento ainda mais sobre aqueles assuntos que a gramática nos traz, sabe? Claro que você sabe, pois todos eles são de fundamental importância para nós. Então, mãos à obra! A partir de agora conheceremos as duas classificações das orações subordinadas adjetivas: as restritivas e asexplicativas.

Perceba este exemplo a seguir:

Os alunos que falavam alto estavam perturbando a professora.

Como você pôde perceber, o termo que se encontra em destaque, “que falavam alto”, faz referência a somente um grupo de alunos, não a todos eles. Dessa forma, todo esse termo restringe, individualiza, o sentido do termo anterior, que no caso é representado por “alunos”.
Diante dessa razão podemos afirmar que se trata de uma oração adjetiva restritiva, que especifica, restringe, o termo ao qual se refere.

Agora, vamos analisar outro exemplo?

Os alunos, que são esforçados, conseguem obter um bom resultado nas avaliações.

Obviamente que aqui não se trata mais de um grupo específico, mas sim de todos os alunos esforçados, ou seja, todos os alunos possuem essa característica. Nesse sentido, devemos estar atentos a dois aspectos fundamentais: um deles é que o termo que aparece grifado se encontra entre vírgulas, e o outro é que o sentido se refere a um conjunto como um todo.

Por essas razões podemos afirmar que estamos diante de uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

As orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas se caracterizam por aspectos distintos As orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas se caracterizam por aspectos distintos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjunto adnominal

Português

Orações Subordinadas Adjetivas

Português

Orações subordinadas substantivas

Português

Período composto por Coordenação e por Subordinação

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.