Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Adjunto adnominal

Adjunto adnominal é aquele termo que especifica, determina ou explica o substantivo.

Adjunto adnominal... Talvez você não conheça esse termo ainda, não é verdade? Não se preocupe, trata-se de um termo simples e que faz parte dos muitos assuntos relacionados à nossa língua. Dessa forma, ao constatarmos as características que a ele pertencem, você perceberá que já conhece todas, ou quase todas elas, pois já as estudamos.

Mas, antes de tudo, começaremos compreendendo o conceito de adjunto adnominal. Ele se caracteriza como o termo que especifica, determina ou explica um substantivo, e por essa razão podemos afirmar que possui uma função adjetiva, ou seja, a de atribuir uma qualidade, uma característica.

Assim sendo, para que tudo fique bem claro, vamos analisar o enunciado que vem a seguir?

O garoto esperto ganhou uma linda bola.

Vamos embarcar numa missão imbatível: irmos à caça dos substantivos dessa oração: Pronto! Já os encontramos e eles são representados por:

GAROTO  O
                                  ESPERTO

BOLA  UMA
                              LINDA

Constatamos que em torno dos dois substantivos que encontramos (garoto e bola) existem algumas palavras que os acompanham, representadas por: o, esperto, uma e linda.

Todas essas palavras pertencem às classes gramaticais, das quais já temos conhecimento. Não se recorda? Para relembrá-las, acesse o texto: “Classes gramaticais”. Percebeu que se trata de algo simples?

Pois bem, conheceremos a partir de agora quais são exatamente os elementos que pertencem a essas classes, que representam os adjuntos adnominais. Para isso, aproveitaremos o exemplo expresso pela oração anterior:

Os adjuntos adnominais conferem uma característica ao substantivo

Artigos definidos ou indefinidos:

O – artigo definido
Uma – artigo indefinido

Pronomes adjetivos

Mesmo que na oração eles não estejam presentes, são representados por “aqueles, aquelas, meus, minha, sua, entre outros”.

Numerais adjetivos

Representados pela classe dos numerais, podendo ser cardinais (um, dois, etc.), ordinais (primeiro, terceiro, etc.), entre outros.

Adjetivos

Esperto
Linda

Locuções adjetivas

Vimos as ondas do mar. (marítimas)

É sincero o amor de mãe. (materno)

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

O adjunto adnominal é representado pelos artigos, numerais adjetivos, pronomes adjetivos, adjetivos e locuções adjetivas O adjunto adnominal é representado pelos artigos, numerais adjetivos, pronomes adjetivos, adjetivos e locuções adjetivas
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjetivos

Português

Adjunto Adverbial

Português

Artigos

Português

Diferença entre Classe e Função

Últimos artigos

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.

Leopardos

Leopardos são felinos de grande porte, muito ágeis, encontrados na África e Ásia. Atualmente são consideradas nove subespécies desses animais.

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.