Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferença entre Classe e Função

Quando conhecemos a diferença entre classe e função, aprimoramos ainda mais nossos conhecimentos sobre a língua portuguesa. É só clicar para conferir!

Talvez estas duas palavrinhas, classe e função, pareçam para você algo bastante estranho. No entanto, depois que você as conhecer melhor, perceberá que se trata de um assunto bem simples, do qual já temos, nem que seja um pouquinho só, de conhecimento.

Você se lembra das classes gramaticais? Ora, caso não se recorde, acesse o texto “Classes gramaticais”.

E do sujeito e predicado: também não se lembra? Não se preocupe, vá ao texto “Oração: sujeito e predicado”, que também se lembrará.

Após você ter recordado alguns detalhes, considerados importantes, vamos ao que realmente interessa: o que é classe e o que é função?

Em uma oração, uma palavra pode pertencer a uma determinada classe, assim como pode exercer uma função diferente, dependendo da posição em que ela se encontra. Para que fique tudo esclarecido para você, observe o exemplo a seguir:

A garota é estudiosa.

Vamos analisar a classe e a função de cada palavrinha nela existente:

A – artigo;
Garota – substantivo
É – verbo ser;
Estudiosa – adjetivo

Temos aí a classe, porque ela se refere àquelas classes gramaticais de que já temos conhecimento.

Agora, analisaremos a função:

A garota – sujeito
É estudiosa – predicado nominal, do qual também já temos conhecimento.
Estudiosa – predicativo do sujeito

Como você pôde perceber, a classe é representada pelas classes gramaticais; e a função é representada pelo sujeito, predicado, entre outros elementos.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Quando conhecemos a diferença entre classe e função, aprimoramos ainda mais nossos conhecimentos sobre a língua portuguesa Quando conhecemos a diferença entre classe e função, aprimoramos ainda mais nossos conhecimentos sobre a língua portuguesa
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Subordinada adverbial causal ou coordenada sindética explicativa?

Português

Adjunto adnominal

Português

Morfossintaxe do substantivo

Português

Núcleos dos objetos: Direto e Indireto

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.