Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Orações Subordinadas Adjetivas

As orações subordinadas adjetivas equivalem a um termo muito comum ao nosso conhecimento. Tente adivinhar qual é ele e clique para conferir!

As orações subordinadas adjetivas equivalem a um adjetivo As orações subordinadas adjetivas equivalem a um adjetivo

Para falar sobre as orações subordinadas adjetivas, é bom relembrar as características das orações subordinadas substantivas.
  
Você se lembra de que nelas (nas substantivas), cada oração que se apresentava dependente da primeira, também chamada de principal, era representada por um elemento diferente? Um sujeito, objeto direto, objeto indireto, enfim. Agora, nas chamadas adjetivas, a segunda oração, aquela que estabelece dependência com a primeira, é representada por um adjetivo. Dessa forma, para que você compreenda melhor como se dá esse processo, vamos analisar a oração que segue?

Admiro pessoas estudiosas. 
Temos um período simples, formado por apenas uma oração, cujo verbo é representado por “admiro”.

Que tal transformá-lo em um período composto, ou seja, formado por mais de uma oração? Topa?


As subordinadas adjetivas são representadas por um adjetivo

Admiro pessoas que estudam.

Agora sim, temos uma primeira oração: Admiro, cujo sujeito se classifica como oculto (eu); e uma segunda oração: que estudam. Mas como ela se classifica?

No intuito de classificá-la, gostaríamos que você estivesse atento (a) a um detalhe importantíssimo: o termo “estudiosas” representa um adjetivo, pois qualifica o substantivo “pessoas”. Assim, relembrando o texto “Conhecendo a diferença entre classe e função”, a função assume valor de um adjunto adnominal.

Outro aspecto, também de fundamental importância, faz referência ao pronome relativo “que”, como exposto na oração que nos serviu de exemplo (que estudam). Todas as adjetivas são introduzidas por esse pronome (relativo), sendo que ele pode ser substituído por outros, como por exemplo, “o qual”, “a qual”, “os quais” e “as quais”. Vamos tentar fazer a substituição? Depois de feita, você perceberá que o sentido continua sendo o mesmo, observe:

Admiro pessoas as quais estudam.

Pois bem, saiba que em virtude dos dois aspectos que acabamos de estudar, a segunda oração se classifica como uma oração subordinada adjetiva.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjunto adnominal

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Orações intercaladas ou interferentes

Português

Orações subordinadas adverbiais

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.