Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Orações subordinadas adverbiais

Ainda não conhece as orações subordinadas adverbais? Não sabe o que está perdendo, pois em apenas um clique fará importantes descobertas!

As orações subordinadas adverbiais recebem distintas classificações As orações subordinadas adverbiais recebem distintas classificações

Você se lembra dos adjuntos adverbiais? Claro que sim, não é verdade? Ora, eles expressam a circunstância em que se encontra o verbo. Aquelas circunstâncias de modo, de lugar, de tempo, enfim, muitas são elas.

Pois bem, chegou o momento de conhecer as orações subordinadas adverbais, pois elas são classificadas de acordo com as diferentes circunstâncias expressas no verbo da oração principal. Vamos conhecê-las, então?

# Orações subordinadas adverbias causais revelam a ideia da causa expressa na oração principal. As conjunções que as representam são as seguintes: “porque, já que, visto que, como”, etc.

Não fomos ao cinema, porque estava chovendo bastante.

# Orações subordinadas temporais indicam a ideia de tempo expresso na oração principal. São representadas pelas seguintes conjunções: “quando, logo que, assim que, enquanto”, entre outras.

Logo que a professora chegou, todos fizeram silêncio. 

# Orações subordinadas adverbiais proporcionais– indicam a ideia de proporção expressa pelo fato da oração principal. As orações que as representam são: “à proporção que, à medida que”, etc.

À medida que estudo, aprendo mais e mais.

# Orações subordinadas adverbiais condicionais expressam a ideia de condição expressa pelo fato da oração principal. “Caso, desde que, a menos que, uma vez que”, entre outras, representam essas nossas amiguinhas.  

Irei com você ao cinema, desde que minha família não resolva viajar.

# Orações subordinadas adverbiais concessivas revelam a ideia oposta, contrária àquela expressa na oração principal. São representadas pelas seguintes conjunções: “embora, ainda que, mesmo que, apesar de que”.

Mesmo que minha família não viaje, não irei ao cinema com você.  

# Orações subordinadas adverbiais consecutivas revela a ideia de consequência expressa pelo fato da oração principal. Conjunções como “tão, tal, tanto, tamanho”, entre outras, acompanham a principal delas – “que”, e, consequentemente, representam essas orações.

Tamanho foi o prejuízo que resolveram fechar a empresa.

# Orações subordinadas adverbiais finais expressam a finalidade da oração principal. “Para que, a fim de que” são aquelas consideradas mais comuns.

Estudo muito, a fim de que possa obter bom resultado nas avaliações.

# Orações subordinadas adverbiais comparativas estabelecem uma ideia de comparação expressa na oração principal. São representadas por “tão... como, tão... quanto, mais... do que”.

Era tão linda como uma flor.

# Orações subordinadas adverbiais conformativas expressam uma ideia de conformidade em relação ao fato expresso na oração anterior. As conjunções que as representam são: “conforme, consoante, segundo, como”.

Fizemos o trabalho conforme a professora pediu.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Orações Subordinadas Adjetivas

Português

Orações subordinadas substantivas

Português

Período composto por Coordenação e por Subordinação

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.