Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Regência verbal

Para que possa compreender acerca da regência verbal, clique e conheça sobre algumas noções básicas!

Regência verbal...Porventura, esse assunto lhe causa alguma estranheza? Caso sua resposta tenha sido afirmativa, não se preocupe, pois neste nosso encontro iremos abordar somente algumas noções básicas, justamente para que você possa assimilar, compreender da melhor forma possível mais um assunto relacionado à gramática. E saiba que ele é tão importante quanto tantos outros que já estudamos, combinado?

Pois bem, gostaríamos que você primeiramente entendesse que regência verbal se caracteriza pela relação que se estabelece entre os VERBOS e os complementos que o acompanham, certo?

Os complementos podem ser representados pelo objeto direto (sem preposição) e pelo objeto indireto (com preposição). Dessa forma, entenda que um mesmo verbo pode aparecer acompanhado dela (da preposição), como pode ser descrito sem a presença da nossa querida, que pertence a uma das classes gramaticais, lembra-se?

E dos pronomes oblíquos, você se lembra?

Caso não, recorde que alguns deles, tais como “o, a, os, as” podem funcionar como objeto direto.

E como objeto indireto? Quem assume esse lugar? Obviamente que é o pronome oblíquo “lhe”, não é verdade?

Vejamos, pois dois exemplos:

Eu o vi passeando pelo parque. Vi quem: “ELE”, portanto, objeto direto.

Entreguei-lhe o livro. Entreguei o livro a quem? A ELE, logo, objeto indireto.

Por meio de tudo que falamos você agora possui condições de aprender um pouco mais sobre a regência verbal, uma vez que algumas noções básicas foram recordadas, concorda?

Então saiba que nossos estudos não param por aqui, pois veremos a respeito do uso das preposições em se tratando desse importante estudo: regência verbal, por meio do texto “Uso das preposições na regência verbal”.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

A regência verbal se caracteriza pela relação que se estabelece entre os verbos e os complementos A regência verbal se caracteriza pela relação que se estabelece entre os verbos e os complementos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Estudando a regência do verbo “implicar”

Português

Figuras de sintaxe

Português

Objeto direto e objeto indireto

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.