Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Complemento nominal

Complemento nominal se define por aquele termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio.

Ao falarmos sobre complemento, que tal relembrarmos algo que já estudamos? Pois bem, estamos falando dos verbos... Recordou? Caso não, acesse o texto “os verbos precisam de complementos... como são chamados?”.

Logo, perceberá que existem aqueles verbos que possuem sentido por si só, ou seja, não precisam ter um companheiro para se tornarem completos, como também há aqueles que pedem uma companhia, pois sozinhos não fazem o menor sentido. E, por assim se apresentarem, são chamados de intransitivos e transitivos, respectivamente. Mas será que essa característica só se manifesta nos verbos?

Saiba que não, pois outros elementos, dos quais já temos conhecimento, também não possuem sentido completo, estando sozinhos. Sabe quais são eles? O substantivo, o adjetivo e o advérbio. Pronto! chegamos ao assunto central de nosso aprendizado: conhecer como realmente se denomina e quais as características desse termo que completa o sentido dos elementos citados (substantivo, adjetivo e advérbio).

Ora, o nome dele é complemento nominal, pois está completando o sentido não de verbos, mas de nomes. Outro aspecto, também muito importante, é que ele sempre aparece ao lado de uma preposição , que também já conhecemos. Assim, que tal conhecê-lo melhor? Vamos lá, então!!!

O complemento nominal completa o sentido de nomes

Complemento nominal do substantivo:

Acredito que você tenha feito uma boa leitura do livro.

Constatamos que o termo que se encontra sublinhado representa um substantivo, acompanhado de um outro que lhe completa o sentido, que no caso é “do livro”. Percebeu que esse termo possui todas as características das quais já falamos?

Complemento nominal do adjetivo:

Precisamos ser sinceros com nossos amigos.

Como pôde perceber, outro termo se encontra em destaque, só que desta vez se trata de um adjetivo – acompanhado de seu complemento – “com nossos amigos”.

Complemento nominal do advérbio:

Pedro mora perto da escola.

Como você sabe, “perto” representa um advérbio de lugar, que, por sua vez, se encontra acompanhado de um termo que o complementa – “da escola”.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Complemento nominal é o termo que completa o sentido do substantivo, do adjetivo e do advérbio Complemento nominal é o termo que completa o sentido do substantivo, do adjetivo e do advérbio
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Substantivos

Português

Classes gramaticais

Português

Preposições

Português

Orações subordinadas substantivas

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.