Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Transitividade verbal

Aprenda sobre a transitividade verbal e como se processa a relação do verbo com os seus complementos.

O verbo IR é transitivo indireto e pede complemento antecedido por preposição O verbo IR é transitivo indireto e pede complemento antecedido por preposição

 Observe as orações a seguir:

(1) João chegou.

(2) Ela tinha um carro.

(3) Todos assistiram ao julgamento.

Podemos perceber que os verbos possuem relações distintas com os outros termos da oração. Em (1), perceba que a ação verbal encerra-se no próprio verbo, ou seja, não há a necessidade de um complemento do sentido verbal. Já em (2), se interrompermos a oração no verbo, veja o que ocorre:

Ela tinha...

A ação verbal fica com sentido incompleto e necessita de algum outro termo que realize essa função, o que nos leva a questionar o verbo: Ela tinha o quê? E obtermos a resposta: um carro. Assim, podemos ter a compreensão do todo expresso pelo verbo dentro do enunciado. Além disso, notamos, ainda, que entre o verbo e o termo que o complementa não há a presença de preposição, o que caracteriza uma relação direta entre os dois.

Por último, em (3), percebe-se que se fizermos a mesma interrupção do enunciado no verbo,

Todos assistiram...

teremos também a necessidade de um complemento. No entanto, observe, agora, a pergunta que faremos ao verbo: Todos assistiram a quê? Veja a presença de uma preposição estabelecendo a relação entre o verbo e o complemento, o que caracteriza uma relação indireta:

Todos assistiram ao julgamento.

(preposição + artigo)

São essas particularidades da relação do verbo e de sua necessidade de complemento ou não que determinam sua transitividade.

Assim:

  • Verbo intransitivo (V. I.): possui o sentido completo, ou seja, não tem a necessidade de complementos verbais.

Exemplo:

João chegou.

Os hóspedes voltaram.

Eu me casei.

O copo caiu.

  • Verbo transitivo direto (V.T.D.): possui sentido incompleto e transmite diretamente sua ação a outro termo sem o auxílio de preposição.

Exemplo:

Ela tinha um carro.

(V.T.D)

Eu comprei uma casa.

(V.T.D)

Nós fizemos o projeto.

(V.T.D.)

  • Verbo transitivo indireto (V.T.I): possui sentido incompleto e transmite sua ação a outro termo por meio de preposição.

Exemplo:

Todos assistiram ao julgamento.

(V.T.I)

Eu gosto de chocolate.

(V.T.I)

Eu acredito na minha capacidade.

(V.T.I.)

ATENÇÃO! Existem verbos que podem expressar uma bitransitividade, ou seja, podem ser transitivos diretos e indiretos. Veja:

Minha mãe deu um brinquedo ao meu irmão.

Perceba que, se interrompermos a oração no verbo, teremos um sentido incompleto, típico dos verbos transitivos:

Minha mãe deu...

No entanto, diferente dos transitivos anteriores, esse verbo requer dois tipos de complemento, uma vez que devemos fazer duas perguntas para complementá-lo:

Minha mãe deu o quê? E a quem?

Quem dá, dá algo a alguém, não é mesmo? Assim, o verbo possui um complemento não preposicionado e o outro é antecedido de preposição. A esse tipo de verbo damos o nome de verbo bitransitivo ou verbo transitivo direto e indireto. 

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Complemento verbal: objeto direto, indireto e agente da passiva

Português

Predicado verbo-nominal

Português

Verbos que precisam de complementos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.