Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos que precisam de complementos

Ficou curioso (a)? Então é só clicar aqui, que você descobrirá em um instante!

De acordo com as características que apresentam, recebem denominações diferentes De acordo com as características que apresentam, recebem denominações diferentes

Alguns verbos realmente precisam de complementos, não é verdade? Lembra-se do objeto direto e indireto dos quais já falamos anteriormente?

Mas não se preocupe, faremos uma pequena revisão. Portanto, fique atento (a):

Caso disséssemos assim:

Nós gostamos...

Queremos...

Não fica um pouco estranho? No mínimo você deve estar se perguntando de que gostamos e o que queremos. Dessa forma, vamos presentear esses verbos com um complemento, fazendo com que a mensagem se torne um pouco mais clara:


Nós gostamos de brigadeiro.


Queremos um delicioso sorvete.


Pronto! Tudo aconteceu como queríamos. Mas, afinal, esses verbos recebem denominações específicas?

Note que no primeiro exemplo há uma preposição que aparece junto do complemento, por esse motivo “de brigadeiro” é chamado de objeto indireto. Já no segundo, isso não ocorre. Dessa forma, temos que “um delicioso sorvete” representa o objeto direto.

Como pôde perceber, ambos os verbos precisaram ser complementados, por isso, eles são chamados de transitivos, os quais podem ser transitivos diretos (se o complemento for um objeto direto) e indiretos (no caso de o complemento ser um objeto indireto).

Mas ainda precisamos conhecer outro. Assim, observe:

Sorri.


Não precisa de muito esforço para compreendermos que a mensagem, mesmo o verbo estando solitário, ficou perfeitamente clara. Mas isso não significa que o verbo não possa conter outras informações, tais como:

Sorri quando você chegou.

Sorri no momento em que recebi o presente...


O que realmente nos interessa é que você entenda que existem verbos independentes, ou seja, não precisam de nenhum complemento para que se tornem mais claros. Esses verbos são denominados de intransitivos.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:


Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Características do predicado

Português

Classificação dos verbos

Português

Complemento nominal

Português

Objeto direto e objeto indireto

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.