Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Características do predicado

Ao clicar aqui, verifique as classificações que ele adquire!

Conforme já estudamos, nosso conhecimento nos revela que o predicado representa as informações que temos do sujeito. Dessa forma, se analisarmos a oração abaixo, concluímos que:

Os alunos terminaram a prova.

Sujeito – os alunos
Predicado – terminaram a prova.


Nesse exemplo percebemos que o predicado veio depois do sujeito, mas ele poderá também aparecer antes. Então, lembre-se: isso não é uma regra fixa! O importante é sabermos identificá-lo na oração.

Ao falarmos sobre o predicado, devemos sempre saber que a característica principal desse termo é a presença do verbo, pois sem ele nada existirá. Assim sendo, esse verbo apresenta algumas características próprias e, dependendo da maneira como elas se apresentam, o predicado recebe classificações específicas. Vamos conhecê-las então?

* Predicado verbal – Nele, há a presença de um verbo chamado nocional, isto é, indica uma ação. Como, por exemplo, correr, pular, assistir, querer, estudar, entre muitos outros. Preste atenção neste exemplo:

Eu estudei muito hoje.

Eu – sujeito
Estudei muito hoje – predicado verbal, pois o verbo indica uma ação, expressa pelo verbo “estudar”.

* Predicado nominal –
É aquele que se constitui de um verbo não nocional. Esses verbos são assim denominados por indicarem o estado, ou seja, o jeito de ser do sujeito. Facilmente percebido em:

Patrícia está triste.

Sujeito – Patrícia
Predicado – está triste, pois representa o modo como Patrícia se encontra.


Caso disséssemos também assim:

Os garotos permaneceram calados. A classificação seria a mesma, porque o verbo permanecer expressa estado, ou seja, aquele no qual os garotos se encontravam – calados.

Predicado verbo-nominal – Ele é assim denominado pelo fato de representar uma ação + um estado ao mesmo tempo. Por isso, verbo = verbal. Assim, quando nos referirmos a ele, devemos prestar atenção no seguinte detalhe: o verbo que indica estado não é expresso na oração. Sabe de que forma ele se apresenta? “Escondidinho”, mas nós iremos descobri-lo rapidamente. Vamos lá?

Meus primos chegaram cansados.

Meus primos – sujeito
chegaram (e estavam) cansados – predicado verbo-nominal.

Ah!!! Encontramos o que estávamos procurando!
Como pôde perceber, o verbo “estar” não aparece, mas nós sabemos que ele existe.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

As classificações do predicado estão relacionadas à forma pela qual o verbo se expressa  As classificações do predicado estão relacionadas à forma pela qual o verbo se expressa
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Quando devemos ou não utilizar a crase?

Português

Verbos que precisam de complementos

Português

Concordância Verbal

Português

Oração: Sujeito e Predicado

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.