Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Divisões da gramática

Divisões da gramática se referem às partes responsáveis pelo estudo dos distintos assuntos relacionados à língua que falamos.

As divisões da gramática se referem às partes responsáveis pelo estudo dos diferentes assuntos relacionados à Língua Portuguesa As divisões da gramática se referem às partes responsáveis pelo estudo dos diferentes assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Certamente que a palavra gramática não representa para você nenhuma novidade, não é mesmo? Sim, pois ela é sua companheira em diversas circunstâncias: nas aulas de Língua Portuguesa, nos momentos em que as dúvidas surgem ao resolver aquela tarefa difícil, no momento da escrita, enfim, várias são elas.

Estudamos tantos assuntos que se referem à língua que falamos, mas nunca aprendemos a qual parte da gramática eles pertencem, ou seja, qual parte é responsável pelo estudo deste ou daquele assunto. No entanto, sabemos que a gramática se subdivide em partes específicas. Vamos então conhecê-las?


A gramática se divide em partes específicas, responsáveis pelo estudo de diferentes assuntos

FONOLOGIA - sabe aquela parte em que estudamos as regrinhas do “x”, “ch”, “s”, “z” e tantas outras letras, os encontros vocálicos, os dígrafos, as sílabas, divisão silábica, as regras de acentuação? Pois bem, todos esses assuntos pertencem a uma parte da gramática denominada fonologia, cuja origem vem do grego fono = som, voz e do grego logia = estudo, conhecimento.

MORFOLOGIA – Lembra-se de como as palavras são formadas? Sim, da derivação, composição, de todas aquelas palavras que pertencem às classe gramaticais? Substantivo, adjetivo, advérbio...? Saiba que todos esses assuntos pertencem à parte da gramática denominada morfologia, responsável pelo estudo de todos eles.

SINTAXE – Frase, oração, período, sujeito, predicado, objeto direto, objeto indireto, ou seja, os complementos que se referem aos verbos, aposto, vocativo... Todos eles são elementos dos quais já temos conhecimento, e por falar nisso pertencem à parte da gramática chamada de sintaxe, ou seja, ela se ocupa do estudo da relação que as palavras estabelecem entre si quando estão dispostas em uma oração.

Essas três são basicamente responsáveis pelo estudo de tudo aquilo que estamos aprendendo. Assim, todas as vezes que conhecermos algo “novo” já temos condições de saber a qual parte da gramática ele pertence, não é verdade?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjunto Adverbial

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Características do predicado

Português

Classes gramaticais

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.