Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Prevenir ou previnir?

Neste artigo você encontra a resposta para a seguinte dúvida: a ortografia correta é prevenir ou previnir?

Prevenir é um verbo regular que tem o significado de “evitar que algo aconteça” Prevenir é um verbo regular que tem o significado de “evitar que algo aconteça”

Prevenir ou Previnir? Você já se perguntou qual é a forma correta de escrever esse verbo?

Muitos falantes da Língua Portuguesa apresentam algumas dúvidas com relação à ortografia de algumas palavras, sobretudo com relação àquelas que têm as vogais 'e' e 'i'.

A forma correta é PREVENIR, com a vogal 'e' na segunda sílaba. PREVENIR é um verbo regular da terceira conjugação que nos indica o sentido de “antecipar-se para evitar que algo aconteça, precaver-se”.

Veja a aplicação desse verbo em uma frase:

  • É melhor se prevenir levando um guarda-chuva do que chegar molhado na reunião.

Como sabemos, no Brasil, há muitos dialetos, e isso faz com que a entonação fonética (sons) de algumas letras seja diferenciada. Assim como o verbo PREVENIR, existem outras palavras na nossa língua que também podem gerar dúvidas a respeito de sua ortografia em virtude da proximidade fonética entre as vogais 'e' e 'i'.

  • entrega (algumas pessoas pronunciam “intrega”)

  • privilégio (e não “previlégio”)

  • cadeado (algumas pessoas pronunciam “cadiado”)

  • intitular (e não “entitular”)

  • paletó (algumas pessoas pronunciam “palitó”)

Veja também outras dicas de ortografia a respeito de palavras e expressões que geram dúvidas quanto a sua ortografia, como retificar ou ratificar, derrepente ou de repente, as vezes ou às vezes, entre outras. Bons estudos!


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

As letras e os sons das palavras

Português

As vezes ou às vezes?

Português

De repente ou derrepente?

Português

Dicas ortográficas: u ou l no final?

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.