Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Dicas ortográficas: u ou l no final?

Você já teve dúvidas no momento de escrever palavras que terminam com u ou l? Veja algumas dicas para não errar!

Na língua portuguesa, nem sempre há correspondência entre letra (representação gráfica) e fonema (representação sonora), por isso palavras escritas com s, como casa, césio e tantas outras, às vezes são escritas com z, pois há correspondência sonora entre as letras s e z, quando o s está entre vogais. Essa característica não é restrita a essas letras, existem outras como x, c, ch, g, j, que também causam dúvidas.

Para dificultar ainda mais para o falante, há letras diferentes que representam o mesmo fonema, é o caso do u e do l quando aparecem no final das palavras, como em sol, sal e laranjal. Por isso, na fala, essas palavras são reproduzidas como: “sou”, “sau” e “laranjau”. E na hora da escrita, como não se equivocar? Como saber se a palavra termina com u ou com l?

Para resolver os problemas com a grafia dessas palavras, é preciso entender que:

  1. É importante pensar na classe gramatical da palavra, pois, se for verbo e estiver na 3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo, como: cantou, falou, comprou e resolveu, será escrito com u, pois essa é a desinência (terminação) dos verbos para esse tempo, modo e pessoa.
  2. Em geral, quando é substantivo ou adjetivo, a grafia será com l, vamos aos exemplos? Natal, farol, castiçal, avental, legal, fiel, espanhol etc. Entretanto, isso não é uma regra, pois pode haver substantivos que sejam escritos com u no final, entretanto, são casos específicos. Por exemplo, o sufixo usado para indicar procedência – eu – é escrito com u: europeu, filisteu, hebreu. Logo, as palavras em que esse sufixo aparecer devem ser escritas com u no final.

Dicas para não errar na hora de escrever as palavras terminadas em u ou em l.

  • Alguns substantivos coletivos são formados a partir do sufixo – al : bananal, laranjal, areal;
  • Os adjetivos que são formados a partir de substantivos ou de outros adjetivos, como causal, dorsal e pessoal, recebem o sufixo – al, neste caso, indicam relação ou pertinência;
  • Os adjetivos que representam referência ou semelhança são grafados com o sufixo – il: infantil, pueril, febril, senhoril;
  • Os adjetivos formados a partir de verbos que indicam possibilidade de praticar ou sofrer algo são escritos com o sufixo – vel: desejável, removível, corrigível etc.
  • Quando o substantivo está no aumentativo, uma das possibilidades é a utilização do sufixo – aréu: fogaréu, mundaréu etc.

Agora, sempre que for escrever uma palavra que termine com u ou com l, lembre-se das dicas para não errar.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Na hora da escrita, é comum as dúvidas surgirem, por exemplo, que letra utilizar para não errar: u ou l? Por isso, é preciso atentar às regras Na hora da escrita, é comum as dúvidas surgirem, por exemplo, que letra utilizar para não errar: u ou l? Por isso, é preciso atentar às regras
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Ortografia

Português

Se não ou senão?

Português

A fim ou afim?

Português

O S e o SS – quando devemos utilizá-los?

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.