Qual matéria está procurando ?

Português

Português

De repente ou derrepente?

Neste artigo você vai tirar todas as suas dúvidas a respeito da locução “de repente” e compreender por que a palavra “derrepente” não existe.

A expressão “de repente” é uma locução adverbial formada pela preposição “de” e o substantivo “repente”. Não existe a palavra “derrepente” A expressão “de repente” é uma locução adverbial formada pela preposição “de” e o substantivo “repente”. Não existe a palavra “derrepente”

Algumas vezes, quando escrevemos algumas palavras ou expressões, surgem algumas dúvidas de ortografia, ou seja, com relação à forma correta de escrevê-las. Isso acontece, por exemplo, com a expressão/locução “de repente”, cujo efeito de sentido é bastante semelhante a: “de súbito”, “de ímpeto”, “de uma hora para outra”, “repentinamente”.

Quando pronunciarmos (falamos) essa expressão/locução, quase não percebemos o espaço que há entre a preposição “de” e o substantivo “repente” e, por esse motivo, podemos pensar que, na escrita, elas ficam juntas e grafarmos dessa forma: “derrepente”.

Primeiramente, é preciso entender que a palavra “derrepente” não existe na nossa Língua Portuguesa. Depois, é necessário observar a função sintática dessa locução para compreendermos por que ela é escrita dessa forma e não de outra.

A expressão “de repente” tem função sintática de advérbio de tempo ou de modo e, portanto, trata-se de uma locução adverbial formada pela preposição “de” e o substantivo “repente”. Nesse caso, a preposição “de” antecede o substantivo “repente”, mas não se une a ele, logo, não há fusão entre os dois termos, mas conexão para que a expressão tenha sentido completo.

Observe a aplicação dessa expressão/locução em algumas frases:

  • Ela entrou no quarto de repente e eu levei um baita susto.

  • De repente, cheguei aos 30 anos.

  • De repente você percebe que já não se importa com bens materiais, mas, sim, com os afetivos.

  • O menino saiu gritando de repente e assustou todos nós.

Viu como é simples? Continue seguindo nossas dicas sobre ortografia e amplie seu vocabulário e seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa

Português

As vezes ou às vezes?

Português

Demais ou de mais?

Português

Ortografia

Últimos artigos

Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é uma famosa escritora brasileira que fez sucesso com livros infantis que provocam reflexão e despertam a imaginação. A bolsa amarela é sua obra mais conhecida.

Frases para o Dia das Crianças

Reunimos para vocês algumas frases inspiradoras para celebrar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

Atividades para o Dia das Crianças

Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças são uma forma de tornar essa data comemorativa mais especial e divertida. A seguir, veja algumas dicas!

Brasil Colônia

O Brasil Colônia foi o período da história brasileira em que o Brasil era uma colônia de exploração de Portugal. Estendeu-se de 1500 a 1822.