O texto instrucional é um tipo de texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa. Ele é encontrado em receitas, manuais, bulas, etc.
O texto instrucional ou injuntivo é um tipo de texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa. Ele é objetivo, organizado e usa linguagem denotativa. Deve ser completo e esclarecer possíveis dúvidas do leitor.
Leia também: Diferença entre linguagem denotativa e conotativa
O texto instrucional ou injuntivo é um texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa. Eles devem ser claros e objetivos, além de oferecer todas as orientações necessárias. Alguns exemplos de gêneros de textos instrucionais são receitas culinárias, manuais de instruções, guias turísticos, regras de jogos, bulas de remédios, panfletos explicativos, rótulos, etc.
Atenção! Não confunda o texto instrucional ou injuntivo com o texto prescritivo: apesar de ambos darem informações, o texto prescritivo foca em regras, como leis, códigos de trânsito, contratos. Para entender melhor as diferenças entre esses textos, clique aqui.
Os textos instrucionais ou injuntivos devem ser claros e objetivos para passar as informações da melhor forma possível. Assim, costumam usar linguagem denotativa e ser topicalizados, colocando as instruções de forma numerada na ordem em que devem ser executadas.
Além disso, devem incluir todos os detalhes necessários e esclarecer possíveis dúvidas do leitor. Dessa forma, a principal função da linguagem utilizada é a referencial ou denotativa (responsável por informar).
Leia também: Narração — o tipo textual cujo objetivo é contar uma história
Receita de brigadeiro
|
A receita acima é um exemplo de texto instrucional. Ela mostra os materiais necessários, aponta os passos de forma organizada e ordenada, e esclarece possíveis dúvidas.
Fontes:
FERREIRA, H. R. de M. Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. Estudos da Língua(gem), v. 12, n. 2, p. 121–139, 30 dez. 2014.
PREFEITURA DE GOIÂNIA. Língua Portuguesa – Gênero instrucional e o receituário goiano. Conexão Escola SME. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/lingua-portuguesa-genero-instrucional-e-o-receituario-goiano/.
SOUZA, A. A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano – Planos de aula – 2o ano – Língua Portuguesa. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/2ano/lingua-portuguesa/a-finalidade-dos-textos-instrucionais-no-cotidiano/2697.