Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Textos instrucionais

O texto instrucional é um tipo de texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa. Ele é encontrado em receitas, manuais, bulas, etc.

Esquema ilustrativo mostra homem com manual de instruções, um texto instrucional, pedindo ajuda para montar um móvel. Textos instrucionais, como um manual de instruções, dão informações sobre produtos, serviços, como completar uma tarefa, entre muitas outras funções.

O texto instrucional ou injuntivo é um tipo de texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa. Ele é objetivo, organizado e usa linguagem denotativa. Deve ser completo e esclarecer possíveis dúvidas do leitor.

Leia também: Diferença entre linguagem denotativa e conotativa

Resumo sobre o texto instrucional

  • Os textos instrucionais são um tipo de texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa.
  • Usam linguagem objetiva e denotativa.
  • Costumam ser topicalizados.
  • Devem incluir todos os detalhes necessários e esclarecer possíveis dúvidas.
  • A principal função da linguagem utilizada é a referencial ou denotativa.

O que são textos instrucionais?

O texto instrucional ou injuntivo é um texto cujo objetivo é dar instruções para a realização de uma tarefa. Eles devem ser claros e objetivos, além de oferecer todas as orientações necessárias. Alguns exemplos de gêneros de textos instrucionais são receitas culinárias, manuais de instruções, guias turísticos, regras de jogos, bulas de remédios, panfletos explicativos, rótulos, etc.

Atenção! Não confunda o texto instrucional ou injuntivo com o texto prescritivo: apesar de ambos darem informações, o texto prescritivo foca em regras, como leis, códigos de trânsito, contratos. Para entender melhor as diferenças entre esses textos, clique aqui.

Quais são as características e estrutura dos textos instrucionais?

Os textos instrucionais ou injuntivos devem ser claros e objetivos para passar as informações da melhor forma possível. Assim, costumam usar linguagem denotativa e ser topicalizados, colocando as instruções de forma numerada na ordem em que devem ser executadas.

Além disso, devem incluir todos os detalhes necessários e esclarecer possíveis dúvidas do leitor. Dessa forma, a principal função da linguagem utilizada é a referencial ou denotativa (responsável por informar).

Como fazer textos instrucionais?

  1. Defina as informações principais: para passar as instruções necessárias, você deve saber o que deve ser informado ao leitor.
  2. Organize e ordene: com as informações principais, pense qual é a melhor forma de organizar o texto para que o leitor entenda todos os detalhes. Os textos instrucionais costumam ser topicalizados e conter as instruções na ordem em que devem ser feitas.
  3. Escreva o texto e revise: essa é a hora de realmente escrever o texto, mantendo uma linguagem objetiva, clara e denotativa. Lembre-se de revisar, adicionar os detalhes necessários e esclarecer possíveis dúvidas.

Leia também: Narração — o tipo textual cujo objetivo é contar uma história

Exemplos de textos instrucionais

Mesmo sem usar palavras, um texto não verbal pode ser instrucional. Um exemplo são as instruções para origami.

Receita de brigadeiro

  • Ingredientes:
    • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
    • 1 lata de leite condensado
    • 2 colheres (sopa) achocolatado ou chocolate em pó
  • Modo de preparo:
    • Coloque todos os ingredientes em uma panela.
    • Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre.
    • Continue mexendo até que a mistura engrosse e desgrude facilmente do fundo da panela quando passar a colher.
    • Coloque em um recipiente para esfriar.
    • Aproveite um ótimo brigadeiro de colher ou boleado!
  • Avisos:
    • O achocolatado fará um brigadeiro mais doce do que o chocolate em pó.
    • Não deixe a mistura esfriando no freezer, pois ela pode cristalizar e endurecer.
    • Mexa sempre para que o fundo e as laterais da panela não queimem.
    • A panela ideal para um brigadeiro é antiaderente.
    • Para bolear, unte as mãos com manteiga ou margarina, pegue um pouco do brigadeiro já pronto e frio e faça uma bolinha. Para finalizar, passe no granulado e coloque em forminhas de papel.

A receita acima é um exemplo de texto instrucional. Ela mostra os materiais necessários, aponta os passos de forma organizada e ordenada, e esclarece possíveis dúvidas.

Fontes:

FERREIRA, H. R. de M. Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. Estudos da Língua(gem), v. 12, n. 2, p. 121–139, 30 dez. 2014.

PREFEITURA DE GOIÂNIA. Língua Portuguesa – Gênero instrucional e o receituário goiano. Conexão Escola SME. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/lingua-portuguesa-genero-instrucional-e-o-receituario-goiano/.

SOUZA, A. A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano – Planos de aula – 2o ano – Língua Portuguesa. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/2ano/lingua-portuguesa/a-finalidade-dos-textos-instrucionais-no-cotidiano/2697.

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

Como produzir um bom texto?

Português

Funções da linguagem

Português

Gêneros textuais

Português

Linguagem conotativa e denotativa

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.