Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Em cima ou encima?

Em cima ou encima, qual das duas formas está correta? Clique e descubra a resposta certa!

 Responda à pergunta: Qual é a forma correta, em cima ou encima?

Se você disse que apenas a primeira opção está correta, você precisa conhecer mais uma palavra do nosso vocabulário, pois a forma “encima” existe, mas não deve ser confundida de jeito nenhum com “em cima”! Apesar de “encima” não ser uma palavra muito usual, ela consta no dicionário e pertence à classe dos verbos.

Em cima e encima costumam provocar alguns erros na escrita, principalmente quando o em cima é substituído pelo encima, equívoco mais comum entre os falantes. Essas “derrapadas linguísticas” são corriqueiras entre palavras homófonas, isto é, palavras cuja pronúncia é a mesma, mas cujos significados são diferentes. Observe o significado de cada uma das expressões e aprenda a utilizá-las corretamente:

Os brinquedos foram deixados em cima do sofá

ou

Os brinquedos foram deixados encima do sofá?

Nesse caso, apenas a primeira frase está correta. A palavra em cima, nesse contexto específico, atuou como um advérbio de lugar, pois a ideia era dizer que o livro estava sobre a mesa. Em cima pode ser substituído pela palavra sobre (algo que está em uma posição elevada, em um lugar mais alto), já que semanticamente são equivalentes. Agora, observe outro exemplo:

Um laço dourado em cima o cabelo da menina

ou

Um laço dourado encima o cabelo da menina?

Das duas orações, apenas a segunda está correta. Encima, do verbo encimar, é o mesmo que colocar ou se situar em cima ou no alto, bem como o ato de coroar, portanto, a intenção foi a de dizer que um laço dourado estava situado no alto do cabelo da menina. Encima é a conjugação do verbo encimar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou a conjugação feita na segunda pessoa do singular do imperativo. Observe:

Presente do indicativo (verbo encimar)

Imperativo afirmativo

Eu encimo

----

Tu encimas

Encima tu

Ele/ela encima

Encime ele/ela

Nós encimamos

Encimemos nós

Vós encimais

Encimai vós

Eles/elas encimam

Encimem eles/elas


Em cima é o oposto de embaixo. Encima é a conjugação do verbo encimar, que significa “colocar em cima de”, “coroar”, “elevar”

Sintetizando:

Diferenças entre em cima e encima:

A expressão em cima é sinônimo de sobre e antônimo de embaixo. Observe:

A bola foi deixada em cima da cama ou embaixo dela?

A palavra encima, do verbo encimar, tem o significado de “colocar em cima de”, “coroar”, “algo situado acima de”, “elevar”. Observe:

O aluno foi encimado presidente do grêmio estudantil.

O chapéu encima a cabeça da jovem senhora.

 

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Em cima e encima são expressões homófonas. Ambas existem, mas devem ser empregadas em diferentes situações Em cima e encima são expressões homófonas. Ambas existem, mas devem ser empregadas em diferentes situações
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Advérbios

Português

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

Português

Homofonia

Português

Trás ou traz?

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.