Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Em cima ou encima?

Em cima ou encima, qual das duas formas está correta? Clique e descubra a resposta certa!

 Responda à pergunta: Qual é a forma correta, em cima ou encima?

Se você disse que apenas a primeira opção está correta, você precisa conhecer mais uma palavra do nosso vocabulário, pois a forma “encima” existe, mas não deve ser confundida de jeito nenhum com “em cima”! Apesar de “encima” não ser uma palavra muito usual, ela consta no dicionário e pertence à classe dos verbos.

Em cima e encima costumam provocar alguns erros na escrita, principalmente quando o em cima é substituído pelo encima, equívoco mais comum entre os falantes. Essas “derrapadas linguísticas” são corriqueiras entre palavras homófonas, isto é, palavras cuja pronúncia é a mesma, mas cujos significados são diferentes. Observe o significado de cada uma das expressões e aprenda a utilizá-las corretamente:

Os brinquedos foram deixados em cima do sofá

ou

Os brinquedos foram deixados encima do sofá?

Nesse caso, apenas a primeira frase está correta. A palavra em cima, nesse contexto específico, atuou como um advérbio de lugar, pois a ideia era dizer que o livro estava sobre a mesa. Em cima pode ser substituído pela palavra sobre (algo que está em uma posição elevada, em um lugar mais alto), já que semanticamente são equivalentes. Agora, observe outro exemplo:

Um laço dourado em cima o cabelo da menina

ou

Um laço dourado encima o cabelo da menina?

Das duas orações, apenas a segunda está correta. Encima, do verbo encimar, é o mesmo que colocar ou se situar em cima ou no alto, bem como o ato de coroar, portanto, a intenção foi a de dizer que um laço dourado estava situado no alto do cabelo da menina. Encima é a conjugação do verbo encimar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou a conjugação feita na segunda pessoa do singular do imperativo. Observe:

Presente do indicativo (verbo encimar)

Imperativo afirmativo

Eu encimo

----

Tu encimas

Encima tu

Ele/ela encima

Encime ele/ela

Nós encimamos

Encimemos nós

Vós encimais

Encimai vós

Eles/elas encimam

Encimem eles/elas

Em cima é o oposto de embaixo. Encima é a conjugação do verbo encimar, que significa “colocar em cima de”, “coroar”, “elevar”
Em cima é o oposto de embaixo. Encima é a conjugação do verbo encimar, que significa “colocar em cima de”, “coroar”, “elevar”

Sintetizando:

Diferenças entre em cima e encima:

A expressão em cima é sinônimo de sobre e antônimo de embaixo. Observe:

A bola foi deixada em cima da cama ou embaixo dela?

A palavra encima, do verbo encimar, tem o significado de “colocar em cima de”, “coroar”, “algo situado acima de”, “elevar”. Observe:

O aluno foi encimado presidente do grêmio estudantil.

O chapéu encima a cabeça da jovem senhora.

 

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Em cima e encima são expressões homófonas. Ambas existem, mas devem ser empregadas em diferentes situações Em cima e encima são expressões homófonas. Ambas existem, mas devem ser empregadas em diferentes situações
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Advérbios

Português

Trás ou traz?

Português

Homofonia

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.