Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Trás ou traz?

Dúvidas de português: Trás ou traz? Clique e descubra a resposta com o Escola Kids!

por Luana Castro Alves Perez
Trás ou traz são palavras homófonas. Por serem parecidas, exigem o dobro de cuidado na hora de escrever! Trás ou traz são palavras homófonas. Por serem parecidas, exigem o dobro de cuidado na hora de escrever!

Trás ou traz? E agora? Qual é a forma correta de escrever essa palavra? Com 's'? Com 'z'? Dúvida cruel, não é mesmo? Se você também não sabe, saiba que não está sozinho, muitas pessoas também apresentam a mesma dificuldade na hora de escrever essa palavrinha tão pequenina, mas, ao mesmo tempo, tão problemática! Para acabar de vez com essa dúvida, o Escola Kids vai explicar essa história direitinho para você. Vamos lá?

Se você disse que as duas palavras estão corretas, você acertou! Trás e traz existem na língua portuguesa, portanto, ambas estão corretas. Contudo, elas apresentam grandes diferenças, apesar de serem tão parecidas. Quer saber quais são elas? Fique atento à explicação e bons estudos!

Diferenças entre trás e traz:

Trás: A palavra trás classifica-se como um advérbio de lugar. Essa palavrinha sempre vem acompanhada de uma preposição, geralmente de ou para, formando assim uma locução adverbial. Quer ver alguns exemplos? Observe:

Siga sempre em frente, não olhe para trás!
Crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco de trás do veículo.
Ele veio por trás de mim e me deu um susto!

Traz: A palavra traz é a forma conjugada do verbo trazer na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Presente do indicativo

Eu trago

Tu trazes

Ele/ela traz

Nós trazemos

Vós trazeis

Eles/elas trazem

Modo imperativo

-

Traz tu

Traga ele/ela

Tragamos nós

Trazei vós

Tragam eles/elas

Trazer significa levar, transportar para perto de quem fala. Por ser um verbo irregular, isto é, por não se encaixar nos parâmetros normais de conjugação, o verbo trazer costuma provocar muitas dúvidas entre os falantes, uma vez que apresenta, quando conjugado, muitas alterações nos radicais e nas terminações. Veja alguns exemplos de como utilizá-lo adequadamente em uma frase ou oração:

Traz mais pão! (2ª pessoa do singular do imperativo)
Ele traz as crianças na escola todos os dias. (3ª pessoa do singular do presente do indicativo)

Vale lembrar que as palavras trás e traz são exemplos de palavras homófonas. Chamamos de palavras homófonas todos os vocábulos que apresentam o mesmo som (igualdade fonética), mas cujos significados e ortografias são diferentes.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Você pode se interessar também

Português

Em cima ou encima?

Português

A fim ou afim?

Português

Perda ou perca?

Português

Mas ou mais?

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.