Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Utilizando Frações

Veja como utilizamos as frações do nosso dia a dia.

Utilizando Frações Utilizando Frações

As frações são utilizadas para representar partes de um inteiro. Dessa forma, ao analisarmos os acontecimentos ao nosso redor verificamos várias utilizações de frações. Vamos representar situações nas quais conhecer e saber como utilizar frações se faz importante.

Carlinhos foi a pizzaria com seus amigos Gabriel e Antônio. Pediram ao garçom uma pizza tamanho grande, que fora dividida em oito partes iguais. Carlinhos comeu três pedaços e Gabriel e Antônio comeram dois pedaços cada. Vamos representar a quantidade que cada um comeu em relação ao total de oito pedaços. Veja:

Carlos comeu três pedaços dentre os oito, portanto:  .

Gabriel comeu dois pedaços dentre os oito, portanto:  .

Antônio comeu dois pedaços dentre os oito, portanto: .

E ainda restou um pedaço que pode ser representado por:  .

Observe que para representar a quantidade de pedaços de pizza que cada um dos meninos comeram, tivemos que utilizar os números na forma de fração.

Também podemos observar a utilização de números fracionários nos carros. Todos os carros possuem em seu painel um marcador de quantidade de combustível. Observe o exemplo:





Nesse marcador, os traços em branco registram a quantidade de combustível que resta no tanque, a letra V significa vazio e C cheio. Observe que nesse marcador temos dois números na forma de fração  e  , eles são valores referenciais. Considere que o tanque desse carro tenha capacidade para 60 litros de combustível, quando o ponteiro marcar  indica que ainda restam 15 litros, e quando marcar  o tanque está com 45 litros de combustível. Veja os cálculos:

de 60 =
 

 de 60 =

 

Por Marcos Noé
Matemático

Por Marcos Noé

Você pode se interessar também

Matemática

Adição e subtração de frações

Matemática

Como calcular porcentagens com calculadora

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Divisão de frações

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.