Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Como calcular porcentagens com calculadora

Clique e aprenda a calcular porcentagens com calculadora. Veja que existem diferenças de acordo com a calculadora usada e saiba quais são as especificidades das calculadoras comuns, da calculadora padrão do Windows e das presentes no Android e iOS. Além disso, obtenha exemplos comentados dos cálculos utilizando-as.

Símbolo usado para representar porcentagens, que podem ser calculadas com calculadora Símbolo usado para representar porcentagens, que podem ser calculadas com calculadora

Existem diversos métodos de calcular porcentagem, e um deles é usando calculadora. Entretanto, para esse cálculo, não basta saber a localização da tecla %, mas é preciso conhecer a matemática por trás da porcentagem e também a mecânica usada por cada tipo de calculadora.

Veja também: Números decimais e porcentagens
 

Porcentagens em calculadoras comuns

Uma calculadora comum é a mais simples que encontramos em qualquer supermercado e/ou papelaria. Existem duas possibilidades para o cálculo de porcentagens com esse tipo de equipamento:

1. Para encontrar a porcentagem de um número, digite o número, aperte a tecla x (multiplicação), digite a porcentagem e, em seguida, pressione a tecla %.

Por exemplo, 18% de 1000 é calculado pressionando-se:
 

1000 x 18 %
 

O resultado apresentado na calculadora é 180. Caso a tecla = seja pressionada, o resultado exibido será 1000 x 18% de 1000, que é 180000, por isso, na calculadora comum, a tecla = não deve ser pressionada para o cálculo de porcentagens.

2. Para encontrar acréscimos ou descontos, o valor deve ser digitado seguido da tecla + para acréscimo ou para desconto. Em seguida, digita-se o percentual seguido da tecla %. Novamente, a tecla = não deve ser pressionada.

Para o cálculo de 18% sobre 1000, por exemplo, devemos digitar:
 

1000 + 18 %
 

Assim, o resultado exibido será 1180, que é o resultado de 1000 + 18% de 1000.

Veja também: Operações com frações
 

Porcentagens na calculadora padrão do Windows

O cálculo de uma porcentagem sobre um determinado número na calculadora padrão do Windows mantém o mesmo padrão da calculadora comum. Devemos multiplicar o número pela taxa percentual, apertar a tecla %, mas não devemos apertar a tecla =. O resultado apresentado caso essa tecla seja pressionada também é o mesmo da calculadora comum.

Se quisermos saber quanto é 18% de 500 na calculadora de um computador com Windows, basta digitar:
 

500 x 18 %
 

O resultado 90 será exibido na tela. Lembre-se de não apertar a tecla =.

Para o cálculo de acréscimos e descontos, o que muda é que o uso da tecla = torna-se obrigatório. Caso ela não seja pressionada, o resultado exibido será o mesmo do cálculo de uma porcentagem sobre um número.

Para encontrar o desconto de 18% sobre 500, por exemplo, devemos fazer o seguinte:

500 – 18 % =

O resultado obtido será 410.


Porcentagens na calculadora do Android e do iOS

As calculadoras dos sistemas operacionais de tablets e celulares Android e iOS funcionam de maneira muito parecida com as anteriores. A ordem em que os números e operações devem ser inseridos são iguais.

Na calculadora do Android, a tecla = não deve ser pressionada em nenhum caso. Após teclar %, o resultado já será exibido na tela. Já a calculadora padrão de celulares e tablets cujo sistema operacional é iOS, exige o uso do botão = para todo caso.

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Aplicando seu dinheiro

Matemática

Frações equivalentes

Matemática

Introdução ao Estudo das Porcentagens

Matemática

Matemática Comercial

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.