Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Prova real

Prova real é um procedimento utilizado para analisar se o resultado de um cálculo com uma das operações matemáticas está correto ou incorreto.

Imagem mostrando um exemplo de prova real, que envolve aplicar a operação inversa. Fazer a prova real envolve aplicar a operação inversa.

Prova real é um processo envolvendo as operações matemáticas usado para avaliar se um resultado está correto ou incorreto. Na imagem acima, por exemplo, temos um cálculo de adição: 2 + 3 = 5. Esse resultado está correto?

Observe que partimos de 2, adicionamos 3 e obtivemos 5. O inverso de adicionar 3 é subtrair 3. Assim, se o resultado da primeira operação realmente for 5, ao partirmos de 5 e subtrairmos 3, devemos obter 2, do qual partimos no primeiro cálculo. Como o resultado de 5 – 3 é 2, concluímos que a primeira operação 2 + 3 = 5 está correta.

Leia também: Tabuada — tabela que organiza visualmente as operações matemáticas básicas

Resumo sobre prova real

  • Prova real é um procedimento utilizado para analisar se o resultado de um cálculo com uma das operações matemáticas está correto ou não.
  • Para fazer a prova real, aplicamos a operação inversa do cálculo analisado.
  • A operação inversa da adição é a subtração.
  • A operação inversa da subtração é a adição.
  • A operação inversa da multiplicação é a divisão.
  • A operação inversa da divisão é a multiplicação.

O que é a prova real?

A prova real é um método de verificação de cálculos envolvendo as operações matemáticas. Essa técnica se baseia no conhecimento da estrutura de cada operação e no uso da operação inversa. Nesse texto, vamos falar sobre as provas reais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Para fazer a prova real de uma operação, é necessário reconhecer a operação inversa. Duas operações são inversas quando têm funcionamentos contrários, ou seja, uma faz e a outra desfaz (utilizando o resultado da primeira operação como ponto de partida).

Não se preocupe se parecer confuso neste primeiro momento, continue a leitura e observe atentamente os exemplos para cada operação.

Prova real da adição

Para fazer a prova real de uma operação de adição, precisamos descobrir qual é sua operação inversa. O inverso de adicionar é subtrair, assim, a operação inversa da adição é a subtração. Em um cálculo de adição, partimos de uma parcela e adicionamos a outra, obtendo o resultado (chamado de soma):

parcela 1 + parcela 2 = soma

A prova real da adição é fazer a subtração entre a soma e a parcela 2 e verificar se obtemos novamente a parcela 1:

soma – parcela 2 = parcela 1

  • Exemplo:

Carlos fez a operação 11 + 17 e obteve 28 como resultado. Faça a prova real e justifique se o resultado de Carlos está correto ou incorreto.

Resolução:

Se 11 + 17 for igual a 28, então 28 – 17 deve ser igual a 11. Fazendo a prova real, temos:

A partir da prova real, concluímos que o resultado de João está correto.

Prova real da subtração

Da mesma forma que a operação inversa da adição é a subtração, a operação inversa da subtração é a adição. Em um cálculo usando a operação da subtração, partimos de uma parcela e subtraímos a outra, obtendo o resultado (chamado de diferença):

parcela 1 – parcela 2 = diferença

A prova real da subtração é fazer a adição entre a diferença e a parcela 2 e verificar se obtemos novamente a parcela 1:

diferença + parcela 2 = parcela 1

  • Exemplo:

Miriam fez a operação 77 – 31 e obteve 56 como resultado. Faça a prova real e justifique se o resultado de Miriam está correto ou incorreto.

Resolução:

Se 77 – 31 for igual a 56, então 56 + 31 deve ser igual a 77. Fazendo a prova real, temos:

Com base na prova real, concluímos que o resultado de Miriam está incorreto.

Prova real da multiplicação

Como temos visto até aqui, para fazer a prova real de uma operação de multiplicação, precisamos descobrir qual é sua operação inversa. Assim, a operação inversa da multiplicação é a divisão. Em um cálculo de multiplicação, partimos de um fator e multiplicamos pelo outro, obtendo o resultado (chamado de produto):

fator 1 ×  fator 2 = produto

A prova real da multiplicação é fazer a divisão entre o produto e o fator 2 e verificar se obtemos novamente o fator 1:

produto ÷ fator 2 = fator 1

  • Exemplo:

Carlos fez a operação 7 ×  9 e obteve 54 como resultado. Faça a prova real e justifique se o resultado de Carlos está correto ou incorreto.

Resolução:

Se 7 ×  9 for igual a 54, então 54 ÷ 9 deve ser igual a 7. Fazendo a prova real, temos:

Com base na prova real, concluímos que o resultado de Carlos está incorreto.

Prova real da divisão

Da mesma forma que a operação inversa da multiplicação é a divisão, a operação inversa da divisão é a multiplicação. Entre as quatro operações, a operação da divisão é a mais complexa. Por causa disso, a prova real da divisão é uma das mais úteis. Em um cálculo de divisão, partimos de um número (dividendo) e dividimos por outro (divisor), obtendo o resultado (chamado de quociente) e o resto.

Isso significa que a própria estrutura do algoritmo da divisão já apresenta uma multiplicação entre o divisor e o quociente:

dividendo = (quociente ×  divisor) + resto

Vamos analisar um exemplo.

  • Exemplo:

Laís fez a operação 102 ÷ 3 e obteve 34 como resultado e resto 0. Faça a prova real e justifique se o resultado de Laís está correto ou incorreto.

Resolução:

Se 102 ÷ 3 resultar em um quociente 34 e resto 0, então 34×3+0  deve ser igual a 102. Fazendo a prova real, temos:

Com base na prova real, concluímos que o resultado de Laís está correto.

Acesse também: Como funciona o algoritmo da divisão?

Exercícios resolvidos sobre prova real

Questão 1

A diferença entre um número X e 105 é igual a 451. Quanto vale X?

A) 520

B) 556

C) 601

D) 646

Resolução:

Alternativa B

Se X – 105 é igual a 451, então 451 + 105 é igual a X, pois a adição é a operação inversa da subtração. Assim, X = 451 + 105 = 556.

Questão 2

A divisão entre um número Y e 40 é igual ao quociente 175 e resto 0. Quanto vale Y?

A) 1750

B) 2150

C) 4000

D) 7000

Resolução

Alternativa D

Y é igual à multiplicação entre 175 e 40 mais o resto 0, assim, X = 175 ×  40 = 7000.

Fontes

ALENCAR, E. S. Os saberes docentes sobre o objeto matemático da divisão. Revista BOEM, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3972.

NOGUEIRA, C. M. I.; SIGNORINI, M. B. Crianças, algoritmos e o sistema de numeração decimal. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/295.

Por Maria Luiza Alves Rizzo

Você pode se interessar também

Matemática

Adição

Matemática

Algoritmo da Divisão

Matemática

Algoritmo usual e da decomposição na multiplicação

Matemática

Multiplicação

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.