Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Prova real

Você sabe corrigir suas continhas? Utilize a prova real e não erre mais nenhum cálculo!

Aprenda a fazer a prova real da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão! Aprenda a fazer a prova real da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão!

Você sabia que, quando estamos resolvendo uma continha de adição, subtração, multiplicação ou divisão, nós mesmos podemos descobrir se a conta está certa ou não? Isso mesmo, você pode corrigir suas continhas sozinho!

As operações matemáticas que realizamos possuem uma característica muito importante, cada uma delas possui uma operação inversa. É como se pudéssemos resolver a continha de trás para frente. Essas operações inversas são chamadas de prova real. Que tal conhecer algumas delas?

1°) Prova real da Adição

A operação inversa da adição é a subtração, logo a prova real da adição é a subtração. Pela soma de duas parcelas quaisquer, obtemos um resultado, e para conseguir a prova real, é necessário subtrair uma das parcelas do resultado da adição e obter a outra parcela como resultado. Vamos ver um exemplo:


Através da subtração, podemos conferir se qualquer adição está correta

2°) Prova real da Subtração

Se a subtração é a operação inversa da adição, logo a adição é a inversa da subtração. Para chegar à prova real da subtração, é necessário somar a segunda parcela com o resultado da subtração e obter a primeira parcela da subtração como resultado. Veja mais exemplos:


Através da adição, podemos corrigir nossas subtrações

3°) Prova real da Multiplicação

A operação inversa da multiplicação é a divisão. Para chegar à prova real da multiplicação, é preciso dividir o resultado da multiplicação por qualquer uma de suas parcelas e obter a outra parcela. Observe como pode ser feita a prova real da multiplicação no exemplo a seguir:


Utilizando a divisão, podemos verificar se a multiplicação está correta

4°) Prova Real da Divisão

Se a divisão é a operação inversa da multiplicação, então a multiplicação é a operação inversa da divisão. Para tirar a prova real da divisão, é necessário multiplicar o quociente pelo denominador, e o produto obtido deve ser igual ao dividendo. Observe alguns exemplos:


Utilizando a multiplicação, podemos corrigir o cálculo da divisão


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Algoritmo da Divisão

Matemática

Operação da Multiplicação

Matemática

Propriedades da adição

Matemática

Propriedades da multiplicação para cálculo mental

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.