Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Equações do segundo grau

Clique e aprenda o que são equações do segundo grau e conheça também uma das formas mais comuns de resolvê-las.

A fórmula de Bháskara pode ser usada para resolver as equações do segundo grau A fórmula de Bháskara pode ser usada para resolver as equações do segundo grau

Toda equação que puder ser escrita na forma ax2 + bx + c = 0 será chamada equação do segundo grau. O único detalhe é que a, b e c devem ser números reais, e a não pode ser igual a zero em hipótese alguma.

Uma equação é uma expressão que relaciona números conhecidos (chamados coeficientes) a números desconhecidos (chamados incógnitas), por meio de uma igualdade. Resolver uma equação é usar as propriedades dessa igualdade para descobrir o valor numérico desses números desconhecidos. Como eles são representados pela letra x, podemos dizer que resolver uma equação é encontrar os valores que x pode assumir, fazendo com que a igualdade seja verdadeira.

Nas equações do segundo grau, a técnica mais conhecida para encontrar os valores de x, também chamados resultados, raízes ou zeros, é a fórmula de Bháskara.

Essa fórmula será discutida em passos, nos quais geralmente ela é separada em partes para facilitar seu ensino e compreensão.

1 – Determinar os coeficientes da equação

Os coeficientes de uma equação são todos os números que não são a incógnita dessa equação, sejam eles conhecidos ou não. Para isso, é mais fácil comparar a equação dada com a forma geral das equações do segundo grau, que é: ax2 + bx + c = 0. Observe que o coeficiente "a" multiplica x2, o coeficiente "b" multiplica x, e o coeficiente “c” é constante.

Por exemplo, na seguinte equação:

x2 + 3x + 9 = 0

O coeficiente a = 1, o coeficiente b = 3 e o coeficiente c = 9.

Na equação:

– x2 + x = 0

O coeficiente a = – 1, o coeficiente b = 1 e o coeficiente c = 0.

2 – Encontrar o discriminante

O discriminante de uma equação do segundo grau é representado pela letra grega  e pode ser encontrado pela seguinte fórmula:

Δ = b2 – 4·a·c

Nessa fórmula, a, b e c são os coeficientes da equação do segundo grau. Na equação: 4x2 – 4x – 24 = 0, por exemplo, os coeficientes são: a = 4, b = – 4 e c = – 24. Substituindo esses números na fórmula do discriminante, teremos:

Δ = b2 – 4·a·c

Δ= (– 4)2 – 4·4·(– 24)

Δ = 16 – 16·(– 24)

Δ = 16 + 384

Δ  = 400

3 – Encontrar as soluções da equação

Para encontrar as soluções de uma equação do segundo grau usando fórmula de Bháskara, basta substituir coeficientes e discriminante na seguinte expressão:

x = – b ± √Δ
        2·a

Observe a presença de um sinal ± na fórmula de Bháskara. Esse sinal indica que deveremos fazer um cálculo para Δ positivo e outro para Δ negativo. Ainda no exemplo 4x2 – 4x – 24 = 0, substituiremos seus coeficientes e seu discriminante na fórmula de Bháskara:

x = – b ± √Δ
        2·a

x = – (– 4) ± 400
        2·4

x = 4 ± 20
      8
 

x = 4 + 20 = 24 = 3
    8         8

x= 4 – 20 = –16 = –2
  8          8

Então, as soluções dessa equação são 3 e – 2, e seu conjunto de solução é:

S = {3, – 2}

 

Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Números complexos

Matemática

Sistema de equações

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.