Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Fórmula de Bhaskara

Clique para aprender a utilizar a fórmula de Bhaskara para resolver ou encontrar raízes de uma equação do segundo grau!

As raízes de uma equação do segundo grau são os valores em que seu gráfico toca o eixo x As raízes de uma equação do segundo grau são os valores em que seu gráfico toca o eixo x

A fórmula de Bhaskara é um método utilizado para resolver equações do segundo grau. Resolver uma equação do segundo grau é o mesmo que encontrar os valores de x para os quais a equação seja igual a zero. Para isso, as equações devem ser escritas em sua forma normal ou reduzida, como na imagem a seguir:


Forma normal ou reduzida de uma equação do segundo grau

Para utilizar a fórmula de Bhaskara, é necessário, em um primeiro momento, separar os coeficientes da equação. Esses serão os números utilizados nos cálculos, e a incógnita (número desconhecido representado pela letra x) será ignorada. Os coeficientes de uma equação do segundo grau são: “a”, que é o número que multiplica x2; “b”, que é o número que multiplica x; e “c”, que é o número fixo e que não multiplica incógnita. Por exemplo, dada a equação 2x2 – 5x + 6 = 0, os coeficientes são: a = 2, b = – 5 e c = 6.

Após separar os coeficientes, partimos para o uso da fórmula de Bhaskara em si. Para isso, substitua os valores numéricos dos coeficientes na fórmula e realize as operações indicadas por ela.


Fórmula de Bhaskara em sua forma completa

A expressão acima é a fórmula de Bhaskara em sua forma completa. Contudo, seus cálculos são feitos em duas etapas para evitar erros e facilitar o entendimento do método.

Primeiro passo: calcular o valor do discriminante

Geralmente representado por D ou pela letra grega Δ (delta), esse discriminante é o valor numérico (resultado) da expressão encontrada dentro da raiz quadrada presente na fórmula de Bhaskara. Portanto, o discriminante é dado pela expressão:


Fórmula do discriminante

Para calcular esse valor, substitua os valores numéricos dos coeficientes na fórmula e realize as operações resultantes na mesma ordem que qualquer expressão numérica.

Por exemplo, dada a equação 2x2 + 12x – 14 = 0, calcule o valor de Δ.

a = 2, b = 12 e c = –14

Δ = b2 – 4ac

Δ = 122 – 4·2·(– 14)

Δ = 144 – 8·(– 14)

Δ = 144 + 112

Δ = 256

Segundo passo: calcular as raízes da equação do segundo grau.

Lembrando que raiz é o valor de x para o qual a equação é igual a zero. Esse valor pode ser encontrado por meio da seguinte expressão:

Para isso, substitua os valores numéricos dos coeficientes e de Δ na fórmula acima.

Por exemplo, dada a equação 2x2 + 12x – 14 = 0, sabemos que a = 2, b = 12, c = –14 e que Δ = 256. Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara, teremos:

x = – b ± √Δ
      2·a

x = – 12 ± √256
       2·2

x = – 12 ± 16
     4

Nesse passo, note a presença do símbolo “±”. Esse símbolo indica que existem dois resultados possíveis a serem calculados, um para o valor de √Δ negativo e outro para o valor de √Δ positivo. Esses dois valores são chamados de x' e x''. Observe a continuação dos cálculos do exemplo.

x' = – 12 + 16
       4

x' = 4
      4

x' = 1

x'' = – 12 – 16
        4

x'' = – 28
        4

x'' = – 7

Exemplo 2: Calcule as raízes da equação 2x2 – 10x + 8 = 0

Utilizando o primeiro passo, vamos calcular o valor de Δ

a = 2, b = – 10 e c = 8

Δ = b2 – 4ac

Δ = (– 10)2 – 4·2·8

Δ = 100 – 8·8

Δ = 100 – 64

Δ = 36

Utilizando o segundo passo, vamos calcular as raízes da equação:

x = – b ± √Δ
     2·a

x = – (– 10) ± √36
       2·2

x = 10 ± 6
      4

x' = 10 + 6
       4

x' = 16
      4

x' = 4

x'' = 10 – 6
      4

x'' = 4
       4

x'' = 1

Portanto, as raízes da equação 2x2 – 10x + 8 = 0 são x' = 4 e x'' = 1.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática



Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Concavidade da parábola

Matemática

Coordenadas do vértice da parábola

Matemática

Cálculo de raízes

Matemática

Discriminante

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.