Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 6

Diante dos estudos dos critérios de divisibilidade dos números, temos o critério de divisibilidade por 6, que depende do critério de divisibilidade por 2 e por

Divisibilidade por 6 Divisibilidade por 6

O critério de divisibilidade por 6 é interessante pelo fato de ser analisado através de outros dois critérios de divisibilidade (divisibilidade por 2 e divisibilidade por 3). Isso ocorre porque o número 6 é formado pela multiplicação de 2×3, portanto um número divisível por 6 é aquele número que é divisível por 2 e por 3 simultaneamente.

Assim, a fim de determinar o critério de divisibilidade por 6, devemos compreender os critérios de divisibilidade por 2 e por 3. Confira os artigos “Divisibilidade por 2 ” e “Divisibilidade por 3

Critério de divisibilidade por 2:
“Todo número par é divisível por 2”

Critério de divisibilidade por 3:
“Um número divisível por 3 é aquele no qual a soma dos seus algarismos é divisível por 3”

Sendo assim, podemos afirmar que o Critério de Divisibilidade por 6 é dado da seguinte maneira:

“Para que um número seja divisível por 6 ele deve ser um número par e a soma dos seus algarismos deve ser divisível por 3.”

Vejamos alguns exemplos em que vamos aplicar esse critério de divisibilidade por 6.

  • Verifique se os valores a seguir são divisíveis pelo número 6.

a) 192                                            b) 1197                                          c) 4032

a) Verifiquemos se o número 192 satisfaz as condições de divisibilidade por 6.

Lembrando que devemos verificar dois critérios de divisibilidade (por 2 e por 3). Como o número 192 é um número par, ele satisfaz o primeiro critério. Devemos agora somar os seus algarismos para verificar se a soma deles resulta em um número divisível por 3. Soma: 1 + 9 + 2=12. Sabemos que 12 é divisível por 3, sendo assim, o número 192 também é divisível por 3. Como os dois critérios foram satisfeitos, podemos afirmar que 192 é divisível por 6.

b) O número 1197 não é divisível por 6 pois ele não satisfaz a primeira condição de ser um número par. Veja que ele até satisfaz a condição de ser divisível por 3, entretanto é necessário que as duas condições sejam respeitadas.

c) O número 4032satisfaz a primeira condição de ser um número par. Vejamos se o critério de divisibilidade por 3 é satisfeito. Devemos somar os algarismos do número 4032.

4+0+3+2=9

Como 9 é divisível por 3, o segundo critério também foi satisfeito, portanto podemos afirmar que o número 4032é divisível por 6.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.