Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 6

Diante dos estudos dos critérios de divisibilidade dos números, temos o critério de divisibilidade por 6, que depende do critério de divisibilidade por 2 e por

Divisibilidade por 6 Divisibilidade por 6

O critério de divisibilidade por 6 é interessante pelo fato de ser analisado através de outros dois critérios de divisibilidade (divisibilidade por 2 e divisibilidade por 3). Isso ocorre porque o número 6 é formado pela multiplicação de 2×3, portanto um número divisível por 6 é aquele número que é divisível por 2 e por 3 simultaneamente.

Assim, a fim de determinar o critério de divisibilidade por 6, devemos compreender os critérios de divisibilidade por 2 e por 3. Confira os artigos “Divisibilidade por 2 ” e “Divisibilidade por 3

Critério de divisibilidade por 2:
“Todo número par é divisível por 2”

Critério de divisibilidade por 3:
“Um número divisível por 3 é aquele no qual a soma dos seus algarismos é divisível por 3”

Sendo assim, podemos afirmar que o Critério de Divisibilidade por 6 é dado da seguinte maneira:

“Para que um número seja divisível por 6 ele deve ser um número par e a soma dos seus algarismos deve ser divisível por 3.”

Vejamos alguns exemplos em que vamos aplicar esse critério de divisibilidade por 6.

  • Verifique se os valores a seguir são divisíveis pelo número 6.

a) 192                                            b) 1197                                          c) 4032

a) Verifiquemos se o número 192 satisfaz as condições de divisibilidade por 6.

Lembrando que devemos verificar dois critérios de divisibilidade (por 2 e por 3). Como o número 192 é um número par, ele satisfaz o primeiro critério. Devemos agora somar os seus algarismos para verificar se a soma deles resulta em um número divisível por 3. Soma: 1 + 9 + 2=12. Sabemos que 12 é divisível por 3, sendo assim, o número 192 também é divisível por 3. Como os dois critérios foram satisfeitos, podemos afirmar que 192 é divisível por 6.

b) O número 1197 não é divisível por 6 pois ele não satisfaz a primeira condição de ser um número par. Veja que ele até satisfaz a condição de ser divisível por 3, entretanto é necessário que as duas condições sejam respeitadas.

c) O número 4032satisfaz a primeira condição de ser um número par. Vejamos se o critério de divisibilidade por 3 é satisfeito. Devemos somar os algarismos do número 4032.

4+0+3+2=9

Como 9 é divisível por 3, o segundo critério também foi satisfeito, portanto podemos afirmar que o número 4032é divisível por 6.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.