Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 5

Compreendendo como encontrar os números que são divisíveis por 5 através dos critérios de divisibilidade por 5.

Esse critério de divisibilidade assemelha-se bastante ao critério de divisibilidade por 2, pois o critério por 5 analisa apenas o último algarismo do número, assim como o critério de divisibilidade por 2. Entretanto, as condições de análise desses algarismos são diferentes.
Vejamos se conseguimos ver algum critério na tabuada de 5.

Veja que os resultados estão sempre terminando em 0 ou 5. Com isso podemos traçar uma ideia quanto ao critério de divisibilidade por 5.

Ao lado direito da tabuada foram listados os 7 primeiros múltiplos de 5. Ser múltiplo de 5 é o mesmo que afirmar que o número é divisível por 5. Por tanto, note que os números divisíveis por 5 sempre possuem o último algarismo igual a 5 ou igual a 0.

Sendo assim, podemos afirmar que:

“O critério de divisibilidade por 5 consiste em analisar se o último algarismo do número é 0 ou 5.”

Alguns exemplos de números divisíveis por 5: 1234560, 1234565, 98765, 357895, 1472580.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 6

Matemática

Divisibilidade por 4

Matemática

Divisibilidade por 11

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.