Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 5

Compreendendo como encontrar os números que são divisíveis por 5 através dos critérios de divisibilidade por 5.

Esse critério de divisibilidade assemelha-se bastante ao critério de divisibilidade por 2, pois o critério por 5 analisa apenas o último algarismo do número, assim como o critério de divisibilidade por 2. Entretanto, as condições de análise desses algarismos são diferentes.
Vejamos se conseguimos ver algum critério na tabuada de 5.

Veja que os resultados estão sempre terminando em 0 ou 5. Com isso podemos traçar uma ideia quanto ao critério de divisibilidade por 5.

Ao lado direito da tabuada foram listados os 7 primeiros múltiplos de 5. Ser múltiplo de 5 é o mesmo que afirmar que o número é divisível por 5. Por tanto, note que os números divisíveis por 5 sempre possuem o último algarismo igual a 5 ou igual a 0.

Sendo assim, podemos afirmar que:

“O critério de divisibilidade por 5 consiste em analisar se o último algarismo do número é 0 ou 5.”

Alguns exemplos de números divisíveis por 5: 1234560, 1234565, 98765, 357895, 1472580.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.