Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 5

Compreendendo como encontrar os números que são divisíveis por 5 através dos critérios de divisibilidade por 5.

Esse critério de divisibilidade assemelha-se bastante ao critério de divisibilidade por 2, pois o critério por 5 analisa apenas o último algarismo do número, assim como o critério de divisibilidade por 2. Entretanto, as condições de análise desses algarismos são diferentes.
Vejamos se conseguimos ver algum critério na tabuada de 5.

Veja que os resultados estão sempre terminando em 0 ou 5. Com isso podemos traçar uma ideia quanto ao critério de divisibilidade por 5.

Ao lado direito da tabuada foram listados os 7 primeiros múltiplos de 5. Ser múltiplo de 5 é o mesmo que afirmar que o número é divisível por 5. Por tanto, note que os números divisíveis por 5 sempre possuem o último algarismo igual a 5 ou igual a 0.

Sendo assim, podemos afirmar que:

“O critério de divisibilidade por 5 consiste em analisar se o último algarismo do número é 0 ou 5.”

Alguns exemplos de números divisíveis por 5: 1234560, 1234565, 98765, 357895, 1472580.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Últimos artigos

Cubo

Também conhecido como hexaedro regular, o cubo é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas sendo quadrados com mesma medida de lados.

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.